A Câmara de Mogi aprovou na terça-feira, 11, uma moção que apela ao Governo do Estado para que sejam instalados totens de segurança nas 67 escolas públicas da rede estadual de ensino.
De autoria dos vereadores Marcos Furlan (PODE) e Policial Maurino (PODE), a iniciativa tem como objetivo combater e prevenir a violência e a criminalidade no interior e arredores das instituições de ensino.
Furlan falou sobre a importância do tema. “Hoje aprovamos diversos trabalhos legislativos em torno da segurança nas escolas. Entendo que os totens já ajudaram a diminuir a criminalidade aqui em Mogi, onde já foram instalados. Precisamos de um conjunto de ações para proteger nossas crianças. Rezo para que não aconteçam mais atentados como esses que têm ocorrido. Parecem até pesadelos. As medidas para conter esses casos de agressão são urgentes”.
No âmbito municipal, 30 escolas de Mogi receberão totens de segurança em investimento da Prefeitura, que abrangerá 11% das unidades de aprendizagem da rede de educação.
Os totens de segurança são dispositivos eletrônicos com alarmes conectados à Guarda Municipal. Eles filmam em 360 graus, captando áudio e imagens de pontos estratégicos do município.