lunos do curso de Enfermagem do Unipiaget irão participar de uma ação para prevenção às hepatites virais na Estação Suzano, da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), nos dias 17 (quinta-feira) e 19 (sábado) de agosto. O evento é uma parceria entre a instituição de ensino, Rotary Club do município e CPTM.
A ação será das 16h às 19h. Além das orientações, serão realizados 150 testes de triagem para as hepatites B e C para os passageiros.
A parceria entre o centro universitário e o Rotary foi selada em uma reunião entre a pró-reitora acadêmica do Unipiaget, Poliana Lima, e os representantes da entidade: Mário Egashira (Rotary Club Suzano), Jose Augusto Filho, Rotary Club Sul e Alberto Hideiyuki Kariya (Rotary Club Satélite de Suzano Baruel).
Para a pró-reitora acadêmica, parcerias como essa somam forças entre instituições e permitem a realização de ações que beneficiam a sociedade. “É nossa responsabilidade divulgar o conhecimento e promover saúde junto à população, permitindo o aprendizado técnico e humanizado aos nossos alunos”, destaca.
A coordenadora do curso de Enfermagem, Débora de Oliveira Cortez, afirma que ações como esta fazem toda a diferença na vida dos estudantes. “O enfermeiro exerce um papel fundamental como educador, frente às ações realizadas com a população, e é de extrema importância que nossos estudantes desenvolvam estas habilidades ao longo do curso. O desenvolvimento desta competência colabora com a melhora da qualidade de vida da comunidade”, finaliza.
Sobre as hepatites virais
A hepatite é a inflamação do fígado e um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Esta doença pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas. Além disso, pode ser também causada por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
Esta é uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C, no entanto podemos encontrar com menor frequência infecções pelos vírus D e E.
A hepatite A é transmitida de pessoa para pessoa quando os alimentos ou a água estão contaminados por fezes contendo o vírus. Sua prevenção acontece com a melhora das condições de higiene e de saneamento básico, lavar sempre as mãos, consumir apenas água tratada, evitar contato com valões, riachos, enchentes ou próximo de onde haja esgoto a céu aberto.
Já a Hepatite B (causada pelo vírus da hepatite B – HBV) e a Hepatite C (causada pelo vírus da hepatite C – HCV), estão presentes no sangue. A transmissão destas duas ocorre pelo compartilhamento de objetos contaminados como agulhas, seringas, barbeadores, sexo sem camisinha com uma pessoa contaminada.
Por ser uma doença muitas vezes silenciosa, sem sinais e sintomas, frequentemente se tornam doenças crônicas que podem evoluir para quadros de cirrose, câncer, necessidade de transplante e até a morte.
Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada ao HIV e à tuberculose.