O Departamento de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) realiza no próximo dia 2 de dezembro, das 9h às 15h na Policlínica de Mogi, um mutirão de atendimento gratuito à população para diagnóstico preventivo ao câncer de pele. Esse é um alerta da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que no próximo mês, promove a campanha Dezembro Laranja.
As ações do mutirão têm por objetivo detectar casos da doença e proporcionar aos pacientes informações e acesso a serviços de saúde especializados para o tratamento e causas da doença.
“É importante lembrar que, quem possui pintas que mudaram de cor, lesões que não cicatrizam e permanecem sempre inflamadas, histórico pessoal ou familiar de câncer de pele precisa estar alerta”, explicou André César Pessanha, professor de Cirurgia Dermatológica na UMC.
Para participar, os interessados devem apresentar um documento oficial com foto. Os pacientes serão atendidos por ordem de chegada, em sistema de triagem. Todos passarão por consulta médica e serão orientados sobre o diagnóstico e os casos suspeitos de câncer de pele serão selecionados para o tratamento na Policlínica da UMC.
O câncer de pele corresponde a 30% dos tumores malignos registrados no Brasil e, anualmente, 176 mil novos casos da doença são diagnosticados no Brasil. “Por isso, a campanha visa disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução dos casos da doença”, afirma o professor.