A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Botujuru, em Mogi das Cruzes, teve os atendimentos suspensos nesta terça-feira (7) devido a danos causados pelo arrombamento das portas do imóvel, invasão e furto das 15 CPUs dos computadores. O caso aconteceu na noite de segunda-feira (6), com retomada do expediente normal nesta quarta-feira (8).
A secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, alerta para os prejuízos aos pacientes. “Infelizmente, este tipo de ocorrência afeta diretamente a população, porque compromete o agendamento e a qualidade dos serviços prestados. Pedimos a colaboração de todos para que denunciem estes casos”, enfatiza.
Segundo a diretora de rede básica da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Alves Romagnolo, a equipe está reorganizando a unidade, consertando os danos e fazendo o remanejamento de CPUS de outros locais para retomar os serviços normais nesta quarta-feira.
O secretário municipal de Segurança, coronel Gilberto Ito, informou que o Setor de Inteligência da Polícia Civil já está apurando os fatos. “O local possui câmeras de monitoramento, mas não há interligação com o COI (Centro de Operações Integradas), o que impede a agilidade no atendimento da ocorrência pela Guarda Municipal e Polícia Militar. A falta de integração com o COI existe também em outras unidades e esta deficiência está sendo levantada para que seja realizada a interligação do sistema com objetivo de garantir mais segurança e eficiência na atuação da Guarda”, afirma o responsável pela pasta.
A unidade de saúde localizada na rua Frei Bonifácio Harink, 313, na Vila São Paulo, é uma das portas de entrada para o atendimento médico no serviço público de Mogi das Cruzes, com consultas em especialidades, procedimentos de enfermagem e vacinação. Mais informações pelo telefone 4761-6337.
Após arrombamento, UBS está se preparando para atender os pacientes no dia 8 de janeiro