A Semana



Transformação de resíduos em recursos de sustentabilidade acontece no Cobal

 Prefeitura e produtores de cogumelos se unem em prol da sustentabilidade

 Com o Junho Ambiental, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, em parceria com produtores de cogumelos, destaca uma prática de sustentabilidade realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento no Mercado do Produtor Minor Harada (Cobal), na Vila Mogilar. O objetivo da união é transformar resíduos, antes destinados ao aterro, em valiosos insumos para o cultivo.
Ao coletar palhas provenientes de caminhões de melancia e abacaxi, que anteriormente eram descartadas, os produtores agora utilizam esse material para a produção de composto orgânico essencial ao crescimento dos cogumelos. Só neste ano, mais de 14,8 mil quilos de palhada foram reaproveitados, contribuindo significativamente para a redução de resíduos no município.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Felipe Almeida, “essa iniciativa reforça o compromisso de Mogi com o desenvolvimento sustentável, promove o aproveitamento consciente de recursos e impulsiona o desenvolvimento econômico local através de métodos agrícolas inovadores “.
A iniciativa teve início em 2022 e, desde então, foram reaproveitadas mais 36,8 mil quilos de palhada. Os produtores beneficiados foram selecionados a partir de um chamamento público. 

Fungicultura

Na semana passada, o secretário Executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Edson Fernandes, esteve em Mogi das Cruzes para assinar a resolução de Regulamentação da Fungicultura em São Paulo. O documento traz segurança jurídica e abre portas para o setor de fungicultura, além de estabelecer uma classificação específica para o cultivo de cogumelos, anteriormente enquadrado na categoria de olericultura, algo que abre caminho para ter reconhecimento junto ao CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) da Receita Federal.

Desde 2022, foram reaproveitadas mais de 36 mil quilos de palhada

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo