A Semana



Teo Cusatis fala sobre os objetivos de campanha que tem com Mara Bertaiolli

Candidato a vice-prefeito revela que estudarão várias situações na cidade

O quarto entrevistado do podcast Pod.Falar com Fabíola Pupo, superintendente do jornal A Semana e apresentadora do programa, foi Teo Cusatis, candidato a vice-prefeito de Mogi das Cruzes pelo PSD. Teo esteve presente nos estúdios, pois Mara Bertaiolli (PL), candidata à prefeita, não pode comparecer por choque de agendas.
Teo já foi secretário de Saúde enquanto Marco Bertaiolli foi prefeito de Mogi das Cruzes, mas nunca pleiteou nenhum cargo nos Poderes Legislativo ou Executivo.
Como em todo programa, os temas debatidos foram: saúde, educação, segurança e mobilidade.
Teo afirmou que, no Plano de Governo elaborado pela sua chapa, estão previstos a integração  de todos os departamentos da prefeitura para que se atenda os munícipies de forma mais adequada, inclusive nas áreas de: esporte, assistência social, saúde e educação, principalmente com assuntos ligados ao combate à obesidade e desnutrição infantil.
Também contou que, em seu Plano de Governo, vão implementar o Conselho Municipal de Transparência e que terá um Manual de Ética para cada departamento. Além disso, Mara e Teo colocam como objetivos eleitorais os programas Medicamento em Casa, Médico em Casa e Medicamento Gratuito (Promeg), em que a população poderá ter cuidados em suas residências, diminuindo o uso dos Pronto-Socorros e das UPAs municipais.
A Maternidade Municipal é uma das prioridades para os mogianos e, segundo o candidato a vice, será aberta e dividirá o espaço do seu prédio com o Hospital da Mulher, Hospital da Criança e o Núcleo de Atendimento à Mulher com Violência. “Junto com o Núcleo, teremos um aplicativo desenvolvido pelo programa ‘Pacto Ninguém se Cala’, onde teremos regulamentos de tratativas e canais de denúncias”, explica Teo.
Para a educação, o programa Pró-jovem Espaço será o responsável por ter um grupo de pessoas para pensar e desenvolver ações para jovens de 14 a 29 anos, com cursos atualizados e profissionalizantes, como e-commerce, loja on-line e educação financeira. De acordo com o candidato, “o núcleo atenderá todas as secretarias, mas as ações serão voltadas totalmente para os jovens”.
Sobre o déficit na demanda de vagas para crianças de zero a cinco anos, explica que será necessário rever todo o planejamento da educação e que implementarão universidades federais e estaduais com cursos presenciais ou de Ensino a Distância no município.
No quesito segurança, o seu Plano de Governo propõe que a Patrulha Rural deva ser readequada e potencializada, mas que também será dada a devida atenção para a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia da cidade, pois pedirão ao Governo do Estado de São Paulo mais patrulhamento, firmando parcerias entre a Polícia Militar e a Civil.
Além disso, pretendem deixar a murulha eletrônica ainda mais abrangente com a iniciativa privada: “vamos precisar da ajuda das câmeras residênciais para a cessão das imagens para o poder público, para a Central da prefeitura”.
Teo, para finalizar o podcast, comentou sobre a mobilidade. Explicou sobre o anel viário, que faz parte do projeto Integra Mogi, onde farão uma interligação da Vila Industrial até a avenida das Orquídeas, dando seguimento com um acesso que passará por cima da linha do trem, em Jundiapeba, e outro complexo viário, no rio Jundiaí até a Mogi-Bertioga, encontrando com a alça que está sendo feita em César de Souza. “Vamos integrar Mogi inteira, sem precisar passar pelo centro”, diz.

Mobilidade é um dos temas importantes para a chapa de Teo Cusatis



Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo