O levantamento nacional “Ranking do Saneamento”, elaborado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a consultoria GO Associados e divulgado nesta semana destaca novamente a cidade de Suzano como uma das melhores do País em relação ao serviço oferecido. Em 2023, o município avançou uma posição e apresenta agora o 13º melhor saneamento do Brasil, se mantendo na liderança regional e única cidade do Alto Tietê a configurar entre as 20 primeiras, estando à frente também de grandes capitais brasileiras.
De acordo com o estudo, de 0 a 10, a nota conferida ao serviço oferecido aos munícipes suzanenses é 9,3, conforme os parâmetros analisados. Em relação ao Estado, Suzano possui o melhor saneamento da região e figura como 8º melhor dentro do território paulista, atrás apenas de São José do Rio Preto, Santos, Limeira, Piracicaba, São Paulo, Franca e Sorocaba.
O estudo é elaborado a partir dos dados da base 2021 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), considerando os índices de acesso à água e ao esgotamento sanitário (coleta e tratamento de esgoto), população total atendida com água tratada e rede de esgoto, tratamento do esgoto, índice total de perda de água tratada, tarifa média praticada e investimentos.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi comemorou o avanço na nota conferida ao município e destacou a importante parceria com Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). “Seguimos em diálogo constante e avançando em diversos projetos indispensáveis à população. Entre eles estão as ligações realizadas no Caulim e no Recreio Rio Bonito, em Palmeiras, além dos serviços voltados à regularização Jardim Gardênia Azul e no Jardim Panorama”, afirmou.