Socorro Lira apresenta o lançamento do disco Dharma. Durante o mês de março, a cantora e compositora paraibana circula com o novo show por seis cidades do Estado de São Paulo. A turnê começa por Guararema, com estreia na cidade, no dia 8 de março (sexta-feira), na Estação Literária. Todos os shows são gratuitos.
Depois, segue para Paraibuna (9), São José dos Campos (10), Botucatu (13), Guarulhos (14) e Diadema (15).
No palco, Socorro estará acompanhada por dois veteranos: Jorge Ribas no violão e Ricardo Vignini com sua virtuosa viola caipira. Os músicos são parceiros de composições e também participaram da gravação do álbum. O repertório do show traz as novas canções do disco.
Dharma é seu 15º álbum de carreira e celebra seus 22 anos de trajetória artística, trazendo músicas criadas com parcerias e participações de Chico César, Zélia Duncan, Jorge Ribbas, Ná Ozzetti, Ricardo Vignini, Ana Costa e Swami Jr. Ouça aqui https://tratore.ffm.to/dharmasocorrolira
A capa foi um presente deixado pelo celebrado ilustrador, Elifas Andreato (1946 – 2022), parceiro de Socorro em iniciativas como o Prêmio Grão de Música, criado pela artista para destacar e valorizar a canção brasileira.
A turnê Dharma é viabilizada por meio do ProAC 2023, produção Liraprocult, realização Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.
As músicas de ‘Dharma’
A faixa homônima “Dharma” abre o disco, composição de Ricardo Vignini que também participa na viola. “Deusa Livre” foi criada junto com Chico César, com quem a cantora divide o dueto na faixa. Na voz de Socorro, “Lilith” é uma parceria com o angolano José Eduardo Agualusa.
“Como El Amor” é a única canção do álbum em que Lira assina letra e música; e tem duas versões, em portguês e espanhol. Uma guajira gravada em Havana com os percussionistas cubanos Andrés Coayo, Jorge Coayo e a solista cubana Olivia Soler no três. Swami Jr. fez a produção musical, o arranjo e participa como convidado especial com seu violão de sete cordas. A música ganhou videoclipe gravado em Cuba, pelas diretoras Angela Berruezo Pujol (Espanha) e Daniela Narvaez Huertas (Colômbia). Assista aqui https://youtu.be/1wkFx3s8uPk.
“E Você Chega Tarde” traz o dueto com Zélia Duncan, que assina com Socorro a autoria da música. Outros parceiros na composição das faixas, também fazem participação especial: Ana Costa em “Não Acabou o Assunto”, Jorge Ribbas em “Natal é uma Capital” e Ná Ozzetti em “Gaza Jacarezinho”.
“Assobio”, composta com Patrícia Bastos, vem com um potente coro de artistas e ativistas indígenas: Auritha Tabajara, Kawne Tabajara, Rica Wapichana, João Irineu Potiguara, Márcia Kambeba, Maybí Machacalis, Daniel Munduruku, Cacique Pequena, além de Ná Ozzetti.
Nas demais faixas do álbum, Socorro divide a autoria com parceiras e parceiros musicais. “Preta Susana” com Isadora Titto, Fabrício Mascate e Phil Santos, trazendo um trecho do romance ‘Úrsula’ (de Maria Firmina dos Reis). “Depois de Ontem” com Cecília Beraba e “Em Resposta” com Cátia de França.