A Semana



Saúde de Suzano registra 30% de faltas em consultas

O setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Suzano pede a colaboração da população para diminuir o índice de absenteísmo na rede pública municipal. O indicador, que atualmente está em torno de 30%, revela o número de faltas às consultas e exames marcados nas unidades de saúde de Suzano.

Em algumas unidades, a pasta tem registrado uma falta para cada três pacientes marcados, o que compromete o fluxo de atendimentos. Com o aviso antecipando a inviabilidade de comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF), o ritmo de atendimentos é otimizado e pode haver o encaixe de outro morador que necessite com mais celeridade de uma consulta ou exame.
A coordenadora de Regulação da Secretaria, Paula Ramos Fróes, ressaltou que é fundamental os usuários do sistema se conscientizarem da importância de informar sobre a impossibilidade de cumprir a agenda. “Quando o paciente falta, sua guia recebe um carimbo correspondente e ele deverá entrar novamente na fila após fazer uma outra guia. Agora, se houver o comunicado de desistência, o atendimento desse paciente terá prioridade numa futura abertura de vagas”, alertou ela.

Um outro agravante apontado pela coordenadora é a dificuldade de garantir agilidade no fluxo de atendimentos. “Além da pessoa deixar de ter o cuidado proporcionado pelo atendimento médico, ela tira a vaga de quem está aguardando. A gente por vezes liga para o paciente, ele confirma a consulta ou o exame, mas não comparece mesmo assim”, explicou Paula.

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo