A Semana



Saiba como prevenir o câncer de boca

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que a cada ano sejam diagnosticados no Brasil cerca de 15 mil novos casos de câncer de boca e orofaringe. Ele ocorre com mais frequência na língua, amígdalas, gengivas e assoalho da boca. Mas também podem ocorrer nos lábios, céu da boca, glândulas salivares e outros pontos da cavidade bucal.

“Os sintomas do câncer de boca geralmente são discretos nas fases iniciais da doença. Por esse motivo, muitas vezes os pacientes demoram a procurar pelo atendimento. Mas este é um erro grave porque atrapalha o tratamento. O rápido diagnóstico pode salvar vidas”, destaca o presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas Regional de Mogi das Cruzes, Paulo Henrique Marques de Oliveira.
Geralmente, os sintomas iniciais da doença incluem manchas brancas ou vermelhas na mucosa, lesões que não cicatrizam após 15 dias, rouquidão e aumento de volume em regiões da boca, cabeça e pescoço. Por este motivo, é muito importante que os pacientes realizem visitas frequentes aos cirurgiões-dentistas.
Os homens são mais propensos ao câncer de boca, sendo responsáveis por cerca de 2/3 dos casos no Brasil. Os principais fatores de risco são: tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, exposição ao sol e exposição a determinadas poeiras industriais.

“A principal arma contra o câncer é a prevenção. Abandonar hábitos de risco e manter uma boa higienização da boca são fatores fundamentais no combate à doença”, conclui o cirurgião-dentista.

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo