Em solenidade realizada na quarta-feira (10), no Jardim Monte Cristo, foi oficializada a inauguração da Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep) em Suzano. A unidade está instalada nas dependências do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M). É a primeira unidade deste segmento instalada no Alto Tietê. A entrega representa um marco para Suzano e para o Alto Tietê e é o primeiro passo para a criação de um Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), uma das principais reivindicações de autoridades políticas e de segurança pública na região.
A Caep servirá para estruturar o efetivo de militares para a chegada de novos policiais que vão compor essa unidade no futuro. A companhia foi criada dentro da própria Polícia Militar para atuar de forma especializada no combate ao crime, agindo de forma semelhante aos padrões do Batalhão de Policiamento de Choque. A nova unidade será comandada pelo capitão Thiago Machado Ramalho e atenderá, além de Suzano, outras sete cidades do Alto Tietê sob responsabilidade do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 12 (CPA/M-12): Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Salesópolis.
O efetivo da Caep conta atualmente com 61 policiais, 14 viaturas e nove cães. Eles estão atuando desde novembro de 2023 na região. Neste período, mais de mil pessoas foram abordadas, ao menos 400 veículos foram vistoriados e número de pessoas presas passa de cem. As instalações possuem três salas para atuação dos policiais, além do dormitório do comandante. Após a solenidade, os policiais que integram a nova companhia deram início à “Operação Gênesis”, que visa combater o crime, preservar a ordem pública e atender denúncias.