A Semana



Quem foi Moura Santos

José de Moura Santos nasceu em 23 de março de 1913, na Cidade de Paraibuna, interior de São Paulo. E sem sombra de dúvidas foi uma das figuras mais importantes da comunicação de Mogi Das Cruzes.

“Tio Moura” como era carinhosamente chamado pelos amigos e familiares, chegou em Mogi em meados dos anos 50 para chefiar a então recém-inaugurada agência dos Correios de Mogi (na Rua Dr. Ricardo Vilella). Nos correios permaneceu até 1964, ao lado de sua amada esposa Carmem Felicio de Moura Santos, onde posteriormente aceitou o convite do amigo Tirreno de San Biagio para dirigir a redação do Jornal o Diário de Mogi.

Além de supervisionar a redação, Moura Santos também tinha uma coluna de esportes, onde entrevistava importantes figuras da da região. E também mantinha a coluna “Manchetinhas” onde escrevia e dava dicas de uma de suas grandes paixões “Os bailões mogianos da época”.

Também foi vereador em Mogi por duas legislaturas de 1954 e 1962, onde idealizou e aprovou muitas leis da época.

Nos anos 70 graduou-se em direito, onde exerceu o cargo de advogado até seus últimos dias.

O seu trabalho no esporte foi de suma importância para divulgação de diversas modalidades na época. Mas era no futebol que o querido “Tio Moura” realmente despendia toda sua atenção, nos fins de semana era presença garantida nos jogos do União na antiga Rua Casarejos, sempre com seu “Radinho de Pilha” que estava atentamente sintonizado nos jogos de sua outra grande paixão o “Corinthians”.

Moura Santos, era uma daquelas figuras carismáticas, que andava por Mogi das Cruzes e era reconhecido por muitos. Sempre de bom humor, não poupava atenção a ninguém, foi presente também em projetos sociais como por exemplo os do Rotary Club e APAE – onde foi um dos fundadores junto com a esposa Carmem.

Moura Santos nos deixou em 9 de março de 1999, vítima de um infarto do miocárdio, quando estava prestes a completar 83 anos.

Fontes:

  • Entrevista com o jornalista Luiz Felício (sobrinho de Moura Santos)
Rouxinol Mogi

Mogiano, é designer gráfico com trabalhos em vários jornais da região. Pesquisador da história de Mogi das Cruzes há quarenta anos. Recebeu vários prêmios: duas vezes o “Profissionais do Ano” e uma vez “Personalidades de Mogi e Região”, prêmios esses pela divulgação da história de Mogi. Autor do livro “Mogy Antiga”, é membro da AMHAL - Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras.

Comente abaixo