O programa Pró-Hiper, de atividades físicas para a população idosa, irá ser expandido na cidade. Atualmente, o projeto funciona somente em unidade no Mogilar. Com a ampliação da iniciativa, a cidade passará a contar com serviços do Pró-Hiper em onze núcleos diferentes, incluindo o atual endereço. As novidades foram adiantadas na quinta-feira, 27, em evento ocorrido na Prefeitura.
Com a nova estrutura, o número de atendidos deverá aumentar em 154%, zerando a fila de espera, que hoje soma 1,3 mil idosos. Ao todo, na primeira etapa do novo Pró-Hiper, programada para iniciar em 21 de agosto, serão abertas três mil vagas.
O prefeito Caio Cunha falou sobre o aumento da população idosa em Mogi. “Nossa população está envelhecendo. Precisamos nos preocupar com a qualidade desse processo. Nesse sentido, investir em esporte é também investir em saúde. Não se trata de entretenimento, mas sim de estratégia. Além disso, vamos garantir mais qualidade de vida para esse público”.
Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Nogueira, a decisão de descentralizar as atividades do modelo se baseou no crescimento da população idosa, que saltou de 40 mil para 70 mil pessoas em Mogi entre 2010 e 2023. “Atualmente, existem 1,3 mil idosos na fila de espera do Pró-Hiper, mas vamos zerar essa demanda reprimida com os novos polos”.
O presidente da Câmara, Marcos Furlan, prestigiou o evento e disse estar satisfeito com as mudanças apresentadas. “Nós vereadores sempre recebemos pedidos de pessoas que querem participar do Pró-Hiper. Agora, será possível acessar o sistema mais perto de casa”, disse.