População consegui analisar os feitos pela Prefeitura neste início de ano
A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis realizaram, na terça-feira (15), uma prestação de contas dos 100 primeiros dias de gestão à frente da Prefeitura de Mogi das Cruzes, em que destacaram a economia de R$ 48,95 milhões em renegociações de contratos, medidas de gestão eficiente e diminuição de custos com recursos humanos.
A apresentação do balanço ocorreu no Theatro Vasques. Secretários municipais, vereadores, autoridades, lideranças comunitárias e moradores de Mogi das Cruzes participaram do evento.
“Estes primeiros 100 dias foram muito desafiadores para a nossa equipe, foram dias de muito trabalho. Não paramos nenhum serviço, realizamos trabalhos importantes na Operação Verão, para evitar problemas com as chuvas, e acertamos pendências financeiras para colocar as obras que estavam paradas para andar”, afirmou Mara Bertaiolli.
A prefeita lembrou que no dia 2 de janeiro foi instituída a Comissão de Gestão de Crise Financeira, que teve o papel de fazer a análise e renegociação de todos os contratos existentes. “Nos contratos acima de R$ 1 milhão ao ano, conseguimos receber os responsáveis, conversar e negociar em patamares que ficaram satisfatórios. E é importante destacar que os contratos não tiveram seus objetos alterados”, explicou o vice-prefeito Téo Cusatis.
Outra ação importante foi o parcelamento da dívida do município com o Iprem, o Instituto de Previdência dos servidores, no valor de R$ 64,4 milhões.
A administração municipal inovou com a criação das Secretarias Municipais da Mulher e da Longevidade, que atuarão em políticas públicas voltadas a estes públicos.
Na área social, o Fundo Social de Mogi das Cruzes arrecadou 42 toneladas de alimentos e destinou 18,4 mil litros de leite para 80 entidades da cidade.
A prefeitura também retomou o contato com o Governo do Estado. Entre os benefícios desta aproximação para a cidade está a construção da ponte na Volta Fria, a assinatura do convênio com o Estado para a reforma das estações da CPTM e construção da estação de César de Souza, além do funcionamento da Maternidade Municipal, previsto para acontecer ainda neste ano.
Na área da Saúde, também se destaca a diminuição no tempo de espera por consultas e exames. A cidade também ganhou cinco novas ambulâncias e as unidades de saúde de Jundiapeba, Nova Jundiapeba, Braz Cubas e Alto do Ipiranga passaram a atender a população em horário estendido, até as 19 horas. A Prefeitura também lançou o SIS Libras, com acessibilidade no agendamento para pessoas com deficiência.
Na Educação, a administração municipal entregou kit de materiais escolares para 49 mil alunos e 2,5 mil kits a professores, economizando R$ 7,4 milhões, com relação ao previsto. Além disso, os alunos com deficiência visual receberam kits acessíveis.
A retomada de obras do Corredor Nordeste também teve destaque, em que a dívida com a empreiteira foi paga e as obras da nova rotatória na avenida Francisco Rodrigues Filho, em César de Souza, foram retomadas e estão em estágio avançado.
Na Segurança, a Prefeitura ampliou o trabalho integrado entre a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, na região central e nos bairros da cidade. Além disso, 64 novos guardas civis passaram a atuar nas ruas
Na Mobilidade Urbana, a cidade recebeu 45 novos ônibus 0 km, com acessibilidade e menor emissão de gás carbônico na atmosfera.
A prefeita e o vice-prefeito explicaram os feitos de várias secretarias no Theatro Vasques