“O rádio é um veículo de comunicação capaz de provocar ações e sensações muitas das quais indescritíveis. Consegue levar o ouvinte a tomar atitudes que impressionam, seja pelo lado do sentimentalismo seja pelo paternalismo. Comove, na verdade. Envolve, integra pessoas e multidões. Chega levar ao delírio em alguns casos. Emociona. Verdadeiramente, assume a função paternalista quando em nome de um grupo, uma comunidade inteira, uma Nação, passa a ser a voz única ou porta voz de todos”
Com o texto acima, Nivaldo Marangoni começa o livro “Memória do Rádio de Mogi das Cruzes” em que traça um panorama dos primeiros anos do rádio na cidade.
Mogi das Cruzes foi uma das primeiras cidades brasileiras a possuir estação de rádio. Para o leitor ter uma ideia, em São Paulo, a rádio nasceu em 1925. E já em 28 de janeiro de 1928 inaugurava-se a Rádio Clube de Mogy das Cruzes, que foi, sem dúvida, umas das primeiras emissoras brasileiras e cujas transmissões eram ouvidas em outros estados. A rádio mogiana foi ao ar meses antes do nascimento da Rádio Record de São Paulo, uma das mais antigas do Brasil.
Os idealizadores da Rádio Clube de Mogy das Cruzes foram os jovens Pery de Campos e Nicomedes de Oliveira, auxiliados por João Soares Pires. O maestro e professor Constantino de Genova foi um dos incentivadores e ajudou na implantação da emissora.
Em 6 de abril de 1947 é inaugurada a Rádio Marabá pela família Sales de Oliveira. Em 1962, a rádio foi vendida para um grupo de mogianos: Tirreno Da San Biagio, Walter Monteiro de Castro, Jacob Cardoso Lopes e Nelson Franco, que morreu pouco tempo. Tirreno comprou então da viúva a parte de Nelson Franco e depois a de Jacob.
O primeiro locutor da Rádio Marabá foi José Adelino do Prado ou simplesmente J. A. do Prado. Foi ele que em 6 de abril de 1947, num domingo, usou os microfones pela primeira vez. J.A. do Prado faleceu em 18 de setembro de 2004.
Em 9 de julho de 1961 é inaugurada a Rádio Metropolitana Paulista. Para comemorar o evento, o diretor presidente Jair Mariano Sanzone contratou um grupo de artistas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Jair Sanzone faleceu em 19 de janeiro de 1993 e deixou um conglomerado com 16 emissoras de rádio e televisão.
Em 10 de outubro de 1981 foi fundada a Rádio Transcontinental FM por Cid Luiz e Sérgio de Souza Jardim, Florêncio de Paiva Neto, Mauro Ribeiro de Paula e Waldemar Scavone.
Fontes:
- Memória do Rádio em Mogi das Cruzes – Nivaldo Marangoni – 2005
- História de Mogi das Cruzes – Isaac Grinberg – 1961
- Retrato de Mogi das Cruzes – Isaac Grinberg – 1974