A Semana



Onda de calor pode elevar consumo de energia

As altas temperaturas que estão atingindo o estado de São Paulo nos últimos dias refletem também no aumento do consumo de energia elétrica. Isso acontece porque, entre outros fatores, os aparelhos de refrigeração, como geladeira, freezer e ar-condicionado, precisam consumir mais energia para manter o mesmo desempenho comparado com épocas em que as temperaturas são amenas.

Segundo a Climatempo, uma nova onda de calor está sobre a região Sudeste e os termômetros seguem atingindo 5°C acima da média para o período. Com as mudanças climáticas e temperaturas elevadas, a demanda por eletricidade para climatização e refrigeração também se intensifica.

“Com o aumento das temperaturas, os aparelhos de refrigeração consomem mais energia para entregar a mesma eficiência. Geladeira, freezer e ar-condicionado, por exemplo, são aparelhos que exigem mais para rejeitar o calor do ambiente e atingir a temperatura interna programada”, explica o gestor da concessionária EDP, Roberto Miranda.

Por exemplo, o consumo de energia de um refrigerador pode ser até 20% mais alto para cada 5°C a 10°C acima da temperatura ambiente padrão para a qual o equipamento foi projetado. Segundo estudos, esse percentual de aumento de consumo pode ser ainda maior quando a geladeira é utilizada diariamente (com a abertura de portas), devido à troca de calor com o ambiente externo. Além disso, o aumento do consumo de energia pode variar ainda com base nas condições e características do refrigerador.

Uso eficiente

Medidas simples, como não colocar alimentos quentes na geladeira, manter portas e janelas fechadas enquanto o ar-condicionado está ligado, e desligar dispositivos eletrônicos quando não estão em uso, podem fazer uma diferença.

Com o calor intenso, o corpo humano perde muito líquido e aumenta a necessidade de hidratação. Logo, a porta da geladeira passa a ser aberta mais vezes durante o dia em busca de água gelada. Este é outro vilão do consumo, equalizar os momentos de abertura do eletrodoméstico e ajustar a temperatura interna pode ajudar a economizar.

Já na hora de lavar roupa, o recomendado é esperar acumular a quantidade de peças suficiente para usar a máquina em sua capacidade máxima, dentre outras ações.

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo