A Semana



O obelisco de Mogi

Etimologicamente, a palavra obelisco vem do grego obeliskos, que significa “pilar” ou “espeto”.

O obelisco é um monumento arquitetônico comemorativo típico e criado durante o antigo Egito. Os antigos egípcios utilizavam os obeliscos como marcos de homenagem e adoração à Rá, deus do sol em sua mitologia. O monumento também era sinônimo de proteção e defesa no Antigo Egito.
O povo egípcio acreditava que os obeliscos ajudavam a dissipar as energias negativas que se formavam sob as cidades, seja em forma de tempestades ou demais eventos catastróficos de origem da natureza.
Os obeliscos têm forma quadrangular e ligeiramente afunilada na parte mais alta, formando uma pequena pirâmide na ponta. Os primeiros monumentos desta forma foram construídos utilizando apenas uma única pedra (monólitos), que por sua vez era esculpida até o formato de um obelisco. No Egito ainda existia a necessidade de preencher as laterais dos obeliscos com inscrições hieroglíficas.
O obelicos mais conhecidos no mundo são: Monumento a Washington (Washington Monument – maior obelisco dos Estados Unidos), o obelisco do Vaticano (o segundo maior obelisco de Roma e um dos mais famosos do mundo), obelisco de Luxor (Obélisque de Louxor – mais famoso obelisco da França, está localizado na Praça da Concórdia, em Paris), obelisco dos Heróis de 32 ou Obelisco do Ibirapuera (mais famoso obelisco do Brasil, considerado símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932. O obelisco também é um mausoléu, pois guarda o corpo dos quatro estudantes que foram assassinados por tropas federais do regime de Gétulio Vargas) e o obelisco de Buenos Aires (mais famoso obelisco da Argentina).

Em Mogi das Cruzes temos o nosso obelisco situado na Praça Coronel Benedito de Almeida, no Centro Histórico, e abriga o Monumento do Obelisco, considerado o marco zero da cidade e situa-se no primitivo local do primeiro povoamento da Vila de Sant’Anna de Mogi Mirim, que anos mais tarde deu origem à cidade de Mogi das Cruzes. No mesmo local, também localiza-se a Igreja Matriz de Sant’ana.

Esse obelisco foi erigido em granito e mármore para a primeira comemoração oficial ao aniversário da cidade em 1º de setembro de 1935, pelo então Prefeito Municipal João Cardoso Pereira.

Fontes:

– https://www.significados.com.br/obelisco/#:~:text=Obelisco%20%C3% A9%20um%20monumento%20arquitet%C3%B4nico,e%20defesa%20no%20Antigo%20Egito.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Obelisco

Foto:

– Obelisco de Mogi das Cruzes na praça Coronel Almeida

Rouxinol Mogi

Mogiano, é designer gráfico com trabalhos em vários jornais da região. Pesquisador da história de Mogi das Cruzes há quarenta anos. Recebeu vários prêmios: duas vezes o “Profissionais do Ano” e uma vez “Personalidades de Mogi e Região”, prêmios esses pela divulgação da história de Mogi. Autor do livro “Mogy Antiga”, é membro da AMHAL - Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras.

Comente abaixo