A Semana



Novos conselheiros tutelares são eleitos em processo com 6.754 votos válidos

Os novos conselheiros tutelares de Mogi das Cruzes que vão atuar na gestão 2024/2028 foram eleitos neste domingo (01/10), em processo democrático, que contou com 6.754 votos válidos, mais 7 brancos e 153 nulos. Seis escolas municipais receberam eleitores das 8h às 17h e não houve intercorrências na votação. A relação final de eleitos, após eventuais recursos, será publicada nos próximos dias. 

Ao todo, atuou neste domingo (01/10) uma equipe composta por 310 pessoas, entre membros da Comissão Especial, conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente, servidores públicos convocados, fiscais cadastrados pelos candidatos, além de equipe técnica de apoio. Todo o processo teve fiscalização de representantes do Ministério Público e os colégios eleitorais tiveram segurança reforçada, com atuação da Guarda Municipal. 

A apuração foi realizada em uma central montada no auditório do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A sessão teve início às 19 horas e se encerrou às 23h15, com a publicação da ata da apuração, assinada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marina Colombo, pelos escrutinadores Jorge Luiz Rossi Junior, Meire Aparecida de Souza e Priscilla Maria Frederico Tanaka e pelo promotor público, Bruno Camargo. 

Conforme resultado das urnas, estão eleitos 20 conselheiros titulares e 20 suplentes, para atuarem nas quatro unidades do Conselho Tutelar no município – vale lembrar que, atualmente, há três unidades operantes e a abertura da quarta está prevista para o ano que vem. A recomendação é para que haja uma unidade do Conselho Tutelar a cada 100 mil habitantes, razão pela qual o município deverá receber em breve a quarta unidade. 

Após a publicação da lista final que confirmará os eleitos, os mesmos ainda passarão por um curso de capacitação entre novembro e dezembro deste ano e serão diplomados e empossados em janeiro de 2024. 

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo