Os museus da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes estão presentes na primeira edição do Guia da Rede de Museus Históricos, lançado na quarta-feira (4). A publicação, fruto de uma parceria entre o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o Museu da Imigração, celebra o esforço conjunto de instituições museológicas de todo o estado de São Paulo e destaca a riqueza patrimonial e cultural que cada espaço preserva.
O guia apresenta os cinco museus vinculados à Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes: o Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, que homenageia os pracinhas da cidade que lutaram na Segunda Guerra Mundial; o Centro de Cultura e Memória Taro Konno, dedicado à história da imigração japonesa em Mogi; o Museu Histórico Professora Guiomar Pinheiro Franco, que retrata a tradicional Festa do Divino Espírito Santo; a Pinacoteca de Mogi das Cruzes, com exposições de artes visuais; e o Museu Mogiano, localizado no histórico Casarão do Carmo.
Criada em 2012, a Rede de Museus Históricos é uma iniciativa que fortalece e articula instituições culturais do estado. Além de valorizar o trabalho dos profissionais da área, o guia busca atrair turistas, pesquisadores e a comunidade em geral, incentivando o reconhecimento do rico patrimônio histórico paulista. A versão digital está disponível gratuitamente no link: https://abrir.link/dLtsS.
Para Ana Lourdes Costa, chefe de Divisão de Museus e Levantamento Histórico da Secretaria de Cultura, essa conquista reflete o esforço da equipe na preservação do patrimônio local. “A participação no Guia é fruto de um trabalho de toda a equipe dos museus, que vem atuando na preservação e valorização dos acervos históricos municipais. O Guia contribui para a valorização do patrimônio museológico municipal, além de possibilitar a formação de novos públicos e a troca de conhecimentos entre as instituições culturais do estado”, declarou.
Guia destaca cinco museus da cidade e valoriza o patrimônio histórico local