A Semana



Mogi das Cruzes: uma das cidades mais seguras do Brasil

Cidade se destacou com uma significativa redução nos índices de criminalidade

Mogi das Cruzes se destacou como uma das cidades mais seguras do Brasil, ocupando a décima posição entre os municípios com população que estão na margem de 200 a 500 mil habitantes. Os dados são do Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil, uma iniciativa da MySide que compila informações de óbitos registrados pelo Ministério da Saúde e do Censo do IBGE.
O anuário é fundamentado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde. Para calcular o índice de segurança, foram analisados os dados de 1,5 milhões de óbitos ocorridos em 2023 no Brasil, conforme o Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA.
Mogi das Cruzes registrou uma taxa de 8,4 homicídios a cada 100 mil habitantes, uma das mais baixas do país. Em comparação, Japeri (RJ), última colocada no ranking geral de segurança, possui uma taxa de violência quase 23 vezes maior.
Além disso, Mogi das Cruzes também apresentou uma queda significativa nos índices de criminalidade em 2024, com uma redução de 25% nos casos de roubo e 22% nos furtos em relação ao ano anterior, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
No ranking das cidades mais seguras com população entre 200 a 500 mil habitantes, Indaiatuba lidera, seguida por Blumenau, Araraquara e Americana. Mogi das Cruzes, com sua décima posição, reafirma seu compromisso com a segurança e qualidade de vida de seus moradores.

Num ranking conforme porte dos municípios, Mogi das Cruzes se igualou dentre as cidades mais seguras

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo