Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está recebendo 16,6 mil doses da vacina Pfizer Bivalente. Este imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra as novas variantes da Ômicron.
As doses serão distribuídas para os Postos de Saúde e o agendamento para imunização será iniciado na segunda-feira (27/02), às 13h30, no www.cliquevacina.com.br ou pelo telefone SIS 160.
Conforme orientações técnicas do Ministério da Saúde, o primeiro público a ser imunizado serão os idosos acima de 70 anos que já tenham recebido pelo menos duas doses anteriores de vacina monovalente contra a Covid-19 e ter passado pelo menos quatro meses após a última dose recebida. A população apta a receber o imunizante será ampliada de acordo com a chegada de novas doses.
Para a chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal, Lilian Peres Mendes, a chegada dessas doses deve contribuir ainda mais para a proteção da população mais vulnerável. As pessoas imunizadas, principalmente com doses de reforço, têm menor risco de contrair a Covid-19 de uma forma mais grave.
“A vacina bivalente tem este nome porque ela recebe um componente da cepa original do vírus que já está presente nas vacinas contra a Covid-19 em uso até o momento e mais um componente da variante Ômicron, por isso o nome bivalente. As utilizadas até o presente momento, são chamadas “monovalentes” pois tem apenas uma cepa do vírus”, explica Lilian. Até esta quinta-feira (23/02), o município de Mogi das Cruzes já aplicou mais de 1,2 milhão de doses de vacina contra a Covid-19.