A Semana



Mogi das Cruzes é eleita a prefeitura mais transparente do Alto Tietê

Cidade é destaque estadual e regional pelo nível Ouro de transparência

A Prefeitura de Mogi das Cruzes foi reconhecida, pela segunda vez consecutiva, como a mais transparente da região do Alto Tietê, conforme anunciado na quarta-feira (13) pelos resultados do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). O levantamento analisou mais de 7,3 mil portais públicos em diferentes esferas (municipal, estadual e federal) e poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), destacando Mogi das Cruzes pelo nível Ouro de transparência.
De acordo com o secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres, o resultado reflete os esforços da administração em promover a participação cidadã e combater a corrupção por meio de ferramentas públicas: “Mais uma vez, nossa cidade atingiu um resultado expressivo na divulgação de dados públicos, colocando Mogi das Cruzes no topo do ranking de todo o Alto Tietê. Esse reconhecimento é motivo de orgulho para a nossa gestão”.
Na avaliação, Mogi das Cruzes cumpriu 88,23% dos critérios, garantindo o nível Ouro e se destacando entre as 18 prefeituras do Estado de São Paulo. A cidade ocupa a 8ª colocação no ranking estadual de transparência, superando municípios como São Paulo e Campinas.
Os critérios analisados incluíram mais de cem itens, com destaque para a transparência em saúde, acessibilidade, contratos, convênios e transferências, despesas, informações institucionais, obras, ouvidoria, renúncia de receita e informações prioritárias, nos quais a Prefeitura de Mogi das Cruzes obteve 100% de conformidade.
O PNTP é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT). A metodologia adotada inclui três etapas: autoavaliação pelo município, validação pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e uma nova análise realizada pela Atricon.
O reconhecimento reforça o compromisso da gestão municipal com a transparência e a promoção de uma administração pública mais acessível e responsável para os cidadãos.

Cidade se mostra com uma elevada metodologia em acessibilidade, despesas e informações institucionais

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo