Em Mogi das Cruzes cerca de 431 empregos com carteira assinada foram gerados no mês de maio deste ano, de acordo com os Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged); os números foram divulgados na manhã desta quinta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho. No período, o saldo foi positivo, o que deixou o município à frente de outras cidades da região.
Em maio, o saldo positivo foi puxado pelo setor de Serviços, com 225 novas vagas. O destaque de contratações foi para as áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliária, profissionais e administrativas, representando 60% das contratações nesse setor.
No acumulado do ano, de janeiro a maio, Mogi das Cruzes gerou mais de 2.258 empregos, alcançando um estoque de 108.645 pessoas empregadas. Outros setores que contribuíram para o fechamento positivo do mês foram Comércio com 86 vagas, Construção com saldo de 85 vagas e Indústria com saldo de 47 vagas.
Ao longo do mês de maio, a Prefeitura realizou ações, entre elas a parceria com a AGFE (Agência de Fomento Empresarial) por meio do Mutirão de Emprego. O processo de inscrição foi realizado no portal do Mogi Conecta Emprego, pelo qual foram disponibilizadas cerca de 500 vagas por empresas sediadas no município. Após o período de inscrições, os currículos foram analisados e os candidatos com perfil das vagas selecionadas foram convocados para o processo de entrevista com as empresas.
Caged Nacional
De acordo com o Caged, no cenário nacional, a economia brasileira criou cerca de 155 mil vagas de emprego com carteira assinada em maio deste ano. Ao todo, foram registrados 2 milhões de contratações e 1,844 milhão de demissões. O resultado apresenta uma queda em relação a maio do ano anterior, quando foram criados cerca de 277 mil empregos formais.