A Semana



Mais de mil ações foram dedicadas à mulher após o segundo ‘Dia D’

A Secretaria Municipal de Saúde ultrapassou mil ações dedicadas à mulher após o segundo “Dia D” voltado ao público feminino, realizado no sábado (22), tanto na Clínica da Família André Cano Garcia, no bairro Cidade Boa Vista, quanto na Unidade de Saúde da Família (USF) Vereador Gregório Bonifácio da Silva, no Parque Buenos Aires. 
As 749 atividades registradas nestes dois polos de atendimento se somaram aos 275 procedimentos contabilizados durante a mobilização especial que havia sido realizada em 8 de março, na Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos, no Parque Santa Rosa, chegando a 1.024 ações promovidas em ambos os dias.
Assim como havia ocorrido na primeira oportunidade, que aconteceu no Dia Internacional da Mulher, o segundo “Dia D” também foi acompanhado pelo prefeito Pedro Ishi, pela primeira-dama Déborah Raffoul Ishi e pelo secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, que estiveram na Clínica da Família para conferir de perto os serviços proporcionados para a população da região norte. O vereador e vice-presidente da Câmara, Marcos Antonio dos Santos, o Maizena, prestigiou a ação junto aos representantes da administração municipal.
No espaço, foram realizadas 60 ultrassonografias de mama, 16 coletas de papanicolau, 81 exames de eletrocardiograma, 41 avaliações odontológicas, 11 avaliações nutricionais, 15 sessões de acupuntura, 133 procedimentos de auriculoterapia, duas consultas médicas, 16 palestras para estudantes de Psicologia com temática sobre violência, duas palestras sobre Nutrição, 16 orientações sobre a saúde da mulher, 36 testes rápidos de HIV, 36 testes rápidos de sífilis, distribuição de 25 autotestes de HIV, 16 orientações sobre planejamento familiar e três orientações sobre o climatério, totalizando 509 ações.
O dia de trabalho na Clínica da Família ainda contou com uma ação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e garantiu orientações sobre prevenção contra a dengue, além de incentivar a conscientização sobre a temática da resiliência com a confecção de 137 bonecas abayomi, que são itens feitos com nós em tecidos sem o uso de costuras. Ainda foram distribuídos absorventes e ofertadas apresentações de zumba e de dança flashback para as mulheres que estiveram no local, que também puderam aproveitar atividades do grupo de Lian Gong.
Marcaram presença na unidade o secretário municipal de Governo, Alex Santos; o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva; a diretora de Atenção à Saúde, Cintia Steffens Watanabe; as coordenadoras Alcione Sena (Rede Alyne), Priscila Arap (Controle de Zoonoses) e Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa (Programa Municipal de ISTs/HIV e Hepatites Virais); além da diretora do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), Joyce Moreira.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

As 749 atividades da Clínica da Família e da USF Vila Fátima se somaram aos 275 procedimentos contabilizados pela prefeitura

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo