O Programa Educação Humanizada, Integral em Comunidades de Aprendizagem, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, receberá, nesta quarta-feira (11/05), duas palestras no Auditório do Cemforpe com o professor José Pacheco, designer educacional e referência internacional em inovação pedagógica.
Os encontros consolidam Mogi das Cruzes como referência em inovação pedagógica na Rede de Comunidades de Aprendizagem, que conta com a participação de 24 municípios brasileiros e de 33 agrupamentos em Portugal. Na cidade, sete escolas municipais fazem parte do programa, que promove a aprendizagem baseada em projetos de interesse da criança e a integração com a comunidade.
Nesta quarta-feira (11/05), a primeira palestra será às 15 horas com o tema “Participação e Gestão Democrática”, destinada a representantes da Gestão Municipal e supervisores, gestores e equipe técnica da Secretaria de Educação. Pacheco irá compartilhar suas vivências em práticas pedagógicas no paradigma da aprendizagem e comunicação.
Às 18h30, o tema será “Cooperação e Docência Compartilhada” para os 38 educadores participantes do programa, responsáveis pelo atendimento de 25 turmas, impactando aproximadamente 800 estudantes.
O educador português José Pacheco, está entre os educadores mais influentes em termos de aprendizagem e inovação pedagógica, é mentor voluntário da Rede de Comunidades de Aprendizagem, autor de inúmeros livros e idealizador da Escola da Ponte em Portugal e da Escola do Projeto ncora em Cotia, SP.
As palestras contarão com a participação de educadores de Mendes, no Rio de Janeiro, cidade parceira de Mogi das Cruzes nesta nova construção social de aprendizagem e educação. Os profissionais retornarão à cidade após a visita na EM Profª Florisa Faustino Pinto, no mês passado, para participar das palestras e conhecer os projetos de Educação Musical da Secretaria de Educação: “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola” e “Pra ver a banda passar”, sob gestão do maestro Daniel Bordignon.