A menos de quatro semanas das eleições, o jornal A Semana inicia nesta edição a série de entrevistas com os candidatos a deputado federal e estadual domiciliados em Mogi, para que o leitor possa conhecer melhor suas propostas e tomar sua decisão de voto no dia 2 de outubro.
- FEDERAL
Marco Bertaiolli (PSD)
O ex-prefeito de Mogi concorre à reeleição na Câmara dos Deputados. Na sua atuação, ele defende que atende em várias linhas de frente, onde destaca sua atuação na implantação de leis que visem o fortalecimento da economia, das micro e pequenas empresas e a geração de empregos, inclusive para os jovens em busca do primeiro emprego. “Além disso, defendo os municípios, através do envio de recursos, projetos e ações que visam mudar a vida das pessoas para melhor, fortalecendo principalmente defendendo a Rede Pública de Saúde, as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos”, explica.
Atualmente, Bertaiolli é o único deputado federal mogiano em Brasília e ele acredita que isso joga a seu favor. “Conheço a cidade, sei das suas dificuldades e necessidades. Muito já foi feito, mas tenho muito a fazer”. Para a cidade, ele defende um crescimento planejado, focado no desenvolvimento econômico e na implantação de serviços destinados às pessoas que mais precisam, como a primeira Clínica-Escola do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que será construída com recursos encaminhados por ele.
Ralf Naure (PV)
O novato em cargos políticos Ralf Naure cursa Gestão Pública e conta que é envolvido com causas políticas desde os 14 anos. A sua atuação vai ser pela garantia de direitos para os vulneráveis, sejam eles pessoas em situação de rua, crianças e adolescentes, idosos ou animais em situação de abandono. Naure defende que sejam eleitos candidatos de Mogi. “Nas últimas eleições, pelo menos metade dos nossos votos foi para forasteiros, paraquedistas. Ter mais deputados da cidade significa ter mais investimentos, mais verbas para o nosso desenvolvimento. Ninguém cuida do nosso quintal melhor que nós mesmos. Mogiano precisa votar em mogiano”.
Se eleito, Ralf promete olhar com atenção para o transporte público. ”As tarifas estão muito altas. 30% dos usuários andam a pé hoje porque não tem o dinheiro da passagem de ônibus. Temos que elevar o transporte coletivo à política pública prioritária. Os poderes Federal, Estadual e Municipal precisam dar sua contribuição para baratear a passagem, criando uma tarifa social e gratuidade para os maiores de 60 anos, estudantes e desempregados”.
- ESTADUAL
Fernando Muniz (PP)
Advogado, pai e empreendedor na cidade, Fernando Muniz já foi candidato a prefeito de Mogi em 2012. Não foi eleito mas foi convidado pelo então prefeito Marco Bertaiolli, para atuar na gestão pública. Agora, 10 anos depois, decidiu se candidatar erguendo três bandeiras: habitação, educação e geração de empregos. Segundo ele, a experiência na vida pública o ensinou a estar atento às necessidades da população. “Pude ajudar muitas pessoas a realizarem o sonho da casa própria e entendi que é possível fazer mais para melhorar a vida de todos”, afirma.
Ainda com o foco no déficit habitacional, que ele considera um gargalo grande na cidade, com o fim do programa habitacional do Governo Federal, conta que, se eleito, quer criar programas de facilitação de compra da casa própria, regularização fundiária e políticas públicas para pessoas em situação de rua. ”E também lutar pela educação em tempo integral e oficinas de empreendedorismo, incentivando a economia e a geração de empregos”.
Clodoaldo de Moraes (PL)
O vereador Clodoaldo de Moraes está atualmente no seu terceiro mandato. Em 2017 foi convidado a assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, onde permaneceu por quase dois anos e meio. Agora, na busca por uma vaga na Assembleia Legislativa, ele pretende fazer um mandato popular e participativo em prol de todo Alto Tietê e cidades do interior de São Paulo. “Cada região tem suas necessidades e dificuldades. Aquilo que for mais importante para cada município será uma preocupação minha”, destaca.
Na sua atuação, caso seja eleito deputado, ele defende o foco em três grandes gargalos existentes na cidade e região como um todo: Saúde, com foco na reabertura do Pronto-Socorro do Luzia de Pinho Melo; Segurança Pública, com a reabertura das bases comunitárias e aumento do horário de funcionamento das delegacias da cidade, inclusive da Delegacia da Mulher, para 24 horas por dia; e Saneamento Básico, neste caso, com foco na busca por recursos para o tratamento de esgoto do Parque Morumbi.