A Semana



Firmina Santana

Temos várias praças em Mogi. Uma delas é a Praça Firmina Santana, bem no coração da cidade. Ali estava o antigo Cine Urupema (hoje, uma igreja), o Café Michel (hoje, uma farmácia) e, no meio, está o prédio da antiga rodoviária, que, em meio a comércios antigos, há a livraria Patão.
Firmina Santana nasceu em 18 de fevereiro de 1909, em Paracatu (MG). Iniciou seus estudos na escola Afonso Arinos e formou-se professora primária na Escola Normal Oficial, ambas de sua terra natal. Chegou a lecionar para classes anexas à Escola Normal.
Em 1934, mudou-se para o Rio de Janeiro, para estudar na Escola de Enfermagem Ana Nery. Reconhecida por sua inteligência, formou-se enfermeira em 1937.
No ano de 1940, custeada pelo governo brasileiro, foi para a Argentina, onde fez o curso na Escola de Nutrição, criada pelo médico Pedro Escudero. Na época, os formados em Nutrição eram chamados de dietistas.
Voltou para o Brasil após três anos de curso. Por muito tempo, foi assistente de Josué de Castro, médico e importante ativista no combate à fome no Brasil e no mundo. Atuou como nutricionista, lutando pelo aperfeiçoamento e pelos direitos da profissão.
Quando retornou ao Brasil, Firmina Santana organizou e chefiou o Serviço de Nutrição do Hospital do Servidor Público do Rio de Janeiro. Criou uma Escola de Nutrição aos moldes da escola argentina. Essa  escola mais tarde foi anexada à Universidade do Brasil.
Fundou a ABN (Associação Nacional de Nutricionistas) em 31 de agosto de 1949, que atualmente se chama ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição), e foi a primeira presidente da associação. Nessa mesma data, é comemorado o Dia do Nutricionista.
Além disso, foi representante da ONU no Congresso Internacional de Nutrição, em Haia (EUA), em 1952, destacando-se entre os congressistas. Também em 1952, em Comissão do Governo Brasileiro, mudou-se para os Estados Unidos para buscar novos conhecimentos na área. Logo após, concorreu a uma bolsa de mais dois anos de estudos, oferecida pelo governo americano, mas não cursou por conta de sua morte repentina.
Firmina Santana é considerada a primeira nutricionista do Brasil. Ela faleceu em 31 de julho de 1954.

Fontes:

– https://redescobrindoaltotiete.blogspot.com/2014/07/quem-e-quem-foi-firmina-santana.html- https://blog.dietbox.me/firmina-santana-conheca-a-historia-da-primeira-nutricionista-do-brasil/

Foto:

– Firmina Santana – Foto do site Redescobrindo o Alto Tietê.

Rouxinol Mogi

Mogiano, é designer gráfico com trabalhos em vários jornais da região. Pesquisador da história de Mogi das Cruzes há quarenta anos. Recebeu vários prêmios: duas vezes o “Profissionais do Ano” e uma vez “Personalidades de Mogi e Região”, prêmios esses pela divulgação da história de Mogi. Autor do livro “Mogy Antiga”, é membro da AMHAL - Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras.

Comente abaixo