Começa neste final de semana, dias 06 e 07, o 37º Festival de Outono Akimatsuri, o segundo maior festival japonês do país, com diversas atrações artísticas, culturais e gastronômicas para oferecer ao visitante uma grande imersão à cultura japonesa. O evento é realizado pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes e continua nos dias 13 e 14, na Avenida Japão, nº 5919, bairro da Porteira Preta, em Mogi, das 10 às 22 horas, aos sábados, e das 10 às 21 horas, aos domingos, em uma área de 240 mil metros quadrados.
No palco da festa sobem mais de 60 atrações, entre elas, grupo de danças folclóricas japonesas, bandas de K-Pop, cantores nikkeis e variados grupos de taikos (tambores japoneses), que trazem um pouco da cultura de várias províncias do Japão. O festival também tem concurso de Miss Akimatsuri (no primeiro sábado) e o Miss e Mister Akimatsuri Júnior, voltado para crianças de 6 a 9 anos (no segundo sábado).
O Akimatsuri recebe financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) da Prefeitura de Mogi das Cruzes e apoio de deputados com emendas parlamentares.
Novidades
E para quem gosta da energia e alegria da cultura de Okinawa vai se surpreender com o “Uchiná kai Mensorê – Bem-vindo à Okinawa” um show especial no domingo, dia 07, a partir das 18h30. Neste ano, uma das novidades do Akimatsuri é o concurso de cosplay, com uma programação especial e que conta com grandes nomes da cultura geek. A atração acontecerá no segundo domingo do festival, dia 14 de abril, a partir das 11 horas.
Outra atração muito esperada é a cerimônia de tooro nagashi – o ritual de soltar os barquinhos de isopor com velas na lagoa para homenagear as almas dos antepassados. São esperadas mais de 3 mil pessoas só para essa atividade, que acontece no sábado (06), a partir das 17h45. Os barquinhos são confeccionados pelas escolas japonesas de Mogi das Cruzes e podem ser adquiridos no evento a R$ 20,00 ou as famílias podem levar os seus, feitos em casa.