Fernanda Torres, no dia 6 (segunda-feira), venceu a categoria “Melhor Atriz em Filme Dramático” no Globo de Ouro 2025. A vitória veio da sua interpretação no filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, e dividiu cenas com Selton Mello. Na produção, ela interpreta a advogada Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, deputado federal assassinado pela ditadura militar em 1971. Está é a primeira vez na história para o Brasil que a premiação é entregue a uma atriz brasileira, pois Fernanda concorria com grandes estrelas de Hollywood, como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet.
A carreira profissional de Fernanda Torres começou a mais de 40 anos, passando pela TV, literatura e teatro, seguindo os passos dos seus pais: a atriz consagrada Fernando Montenegro e o seu pai, ícone da dramaturgia brasileira, Fernando Torres. “Meus pais sempre me deram uma noção de independência na profissão. Desde que eu nasci, vi eles produzindo suas próprias peças. Eles faziam TV e cinema, mas a base era a produção independente com o teatro. Aprendi isso com eles”, disse em entrevista à Forbes Brasil, em 2024.
Antes de vencer o Globo de Ouro, Fernanda Torres já tinha feito seu nome internacionalmente no cinema. Aos 20 anos, consagrou-se no Festival de Cannes de 1986 ao vencer a Palma de Ouro na categoria “Melhor Atriz”, em que atuou no filme “Eu Sei que Vou te Amar”, de Arnaldo Jabor.
Sua trajetória profissional também foi reconhecida na comédia. Em 2001, ao lado de Luiz Fernando Guimarães, fez Vani, no programa “Os Normais”. Após, deu vida à personagem Fátima em “Tapas & Beijos”, junto com Andréa Beltrão.
Fernanda também é escritora. Fez peças, roteiros e lançou três livros em 2013. Seu primeiro romance, que recebeu o nome “Fim”, venceu o Prêmio Jabuti no eixo de inovação na categoria “Livro Brasileiro Publicado no Exterior”, em 2018. Depois, a obra foi adaptada pela própria atriz para uma minissérie de 10 capítulos para o Globoplay, em 2023.
A crônica “Sete Anos” e o romance “A Glória e Seu Cortejo de Horrores” foram lançados em 2014 e 2017, respectivamente.
Sobre “Ainda Estou Aqui”, o filme pode ser indicado ao Oscar na categoria “Melhor Filme Internacional”, e a atriz pode receber uma indicação para concorrer como melhor atriz.
Crédito: divulgação
Globo de Ouro é inédito no país