Um estudo do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), revelou que trabalhadores com ensino superior ganham, em média, 126% mais do que aqueles com menor escolaridade. Apesar de uma redução na diferença salarial nos últimos anos, a qualificação permanece essencial para melhores oportunidades e maiores salários.
A UMC (Universidade de Mogi das Cruzes) se destaca no cenário educacional. A instituição é reconhecida pelo seu investimento em pesquisa, mestrados, doutorados e na qualidade dos cursos de graduação. Em um momento em que aulas presenciais e estágios práticos se tornaram diferenciais, a UMC mantém seu compromisso com a excelência acadêmica.
Desde a retomada das aulas presenciais pós-pandemia, a procura por cursos superiores na UMC cresceu mais de 60%. Recentemente, a universidade foi classificada em 17º lugar entre as melhores universidades privadas do estado de São Paulo pelo Ranking Universitário da Folha (RUF) 2024 e recebeu 142 estrelas em 41 cursos no Guia da Faculdade Quero-Educação do Estadão.
O prof. dr. Cláudio José Alves de Brito, pró-reitor acadêmico da UMC, destaca que a instituição prioriza o desenvolvimento de soft skills em seus alunos, preparando-os para o mercado de trabalho atual: “A universidade não apenas contribui para a elevação da renda individual de seus egressos, mas também para o desenvolvimento socioeconômico do país. A UMC, com seu modelo acadêmico de 2021, seu corpo docente qualificado e programas de ensino inovadores, já era baseado nas soft skills, que hoje todos mencionam, mas poucas instituições abordam”.
Entre os cursos de destaque da UMC no RUF 2024, estão o de Psicologia, classificado entre os cinco melhores de instituições de ensino superior privadas do Estado de São Paulo. O curso recebeu quatro estrelas no Guia da Faculdade Estadão-Quero Educação, demonstrando sua excelência. Biomedicina, Engenharia Mecânica e Nutrição também se destacaram, ocupando posições de destaque nas avaliações, reforçando o compromisso da universidade com a qualidade e a formação profissional de seus estudantes.
Esses resultados refletem a importância de instituições de ensino, como a UMC, na capacitação de profissionais e no fortalecimento da economia, evidenciando o papel fundamental da educação na trajetória de sucesso e ascensão salarial dos trabalhadores brasileiros.