A Semana



Especialista dá 6 dicas que ajudam empreendedoras a desenvolverem a criatividade

A criatividade é uma das principais armas no acirrado mundo do varejo. Diversas marcas brigam pela preferência dos consumidores, independente do segmento que esteja inserida. No entanto, saber usar a criatividade no dia a dia para se destacar, incentivar funcionários e para conquistar os clientes, resultando em melhores vendas, é uma prática que muitas vezes é deixada de lado.

Campanhas originais, embalagens inovadoras, vitrines criativas e mimos entregues para o cliente, são apenas algumas das estratégias que podem ser usadas pelas empresas, e assim, se tornarem mais competitivas e imprescindíveis para o consumidor. Essa percepção criativa em todos os aspectos do negócio contribui para a construção de uma identidade única da marca, que a diferencia das demais.

A jovem Daniela Daroz, se tornou uma especialista em criatividade e já treinou mais de 5 mil mulheres empreendedoras, dos mais variados segmentos. Em seus encontros, Daniela fala sobre: Como usar a criatividade para vender mais, “Estratégias de marketing”, “Como gerar desejo” e “Como criar uma comunidade fiel”.

Ela ainda diz que as estratégias quando utilizadas com tecnologias disruptivas, ajudam a garantir a relevância de uma marca. E para ajudar as empreendedoras a praticarem a criatividade no seu dia a dia, a consultora deixa seis dicas que farão a diferença.  

1 – Sempre tenha um caderno de ideias – anotar pensamentos, inspirações e conceitos, para referências futuras e estimular o fluxo da criatividade é fundamental. Anote tudo, nossa mente é um músculo, e quanto mais exercitamos, mais resultados obteremos.

2- Cultive a Curiosidade – Mantenha uma mentalidade aberta, questione o status QUO e esteja sempre disposto a aprender algo novo. Não tenha medo de admitir que não ou não conhece, só assim você tem a oportunidade de aprender. Ir a um restaurante novo, fazer uma viagem nova e ouvir uma nova playlist são estimulantes.

3- Pratique 1+ 1 = 3 – Experimente a colaboração, compartilhar ideias com outras pessoas pode gerar perspectivas únicas, ou seja, se eu tenho uma ideia e você outra ideia, juntando temos a terceira então em vez de termos apenas 1, agora temos 3.

4- Seja Divergente – explore diferentes possibilidades e soluções.

Afinal existem várias respostas pro mesmo problema. Isso estimula a afastar os pensamentos convencionais. Coloque o problema no centro e procure 5 soluções diferentes.

5- Aceite o erro como parte do processo – Não tema as falhas, veja-as como oportunidade para aprender e aprimorar suas ideias.

6- Divirta-se – Estimule o cérebro com jogos, atividades lúdicas, filmes e brincadeiras de crianças. Essas ações promovem o raciocínio criativo.

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo