A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou a construção da Escola-Clínica Transtorno do Espectro Autista (TEA), um equipamento inédito no Alto Tietê, que será referência nacional no atendimento a pessoas com TEA. A unidade é a segunda nesse padrão no Estado de São Paulo e a terceira em todo o Brasil. Localizada no bairro do Rodeio entre a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e a UPA, a escola realizará 1,2 mil atendimentos por mês nas áreas pedagógica, psicopedagógica, clínica e de convívio. O investimento é de R$ 4.063.477,73.
A escola atenderá crianças, jovens e adultos com TEA. Com espaços para dança, musicoterapia e psicopedagogia, práticas da vida diária e esportiva, brinquedoteca e atendimentos clínicos, a escola, que deverá ser entregue em fevereiro de 2023, também se destaca pela questão da sustentabilidade.
Marcela Lourenço, representante dos Autistas de Mogi das Cruzes, acompanhou a elaboração do projeto junto ao grupo de mães. “Isso é o primeiro passo, nós vamos continuar construindo juntos e lutando juntos. Hoje nos sentimos dignos, vitoriosos e pertencentes a este mundo.”