A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, oferece apoio nesse momento tão especial da vida, que é a paternidade, por meio do Programa de Parentalidade, mostrando que está aberta para acolher os pais e as mães nessa importante etapa.
“O conceito de Parentalidade abrange todas as atividades de um adulto para garantir o desenvolvimento de uma outra pessoa, independentemente de ter vínculos biológicos ou não com ela. Na Suzano temos o direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e isso inclui a humanização de processos e acolhimento do nosso time. Com o fortalecimento dessa cultura, as famílias de colaboradores e colaboradoras podem receber todo o apoio na chegada de um filho ou filha”, afirma Rachel Velloso, gerente de Gente e Gestão da Suzano.
Em alguns casos, muitas vezes por timidez, alguns homens falam pouco sobre a paternidade. Por isso, para auxiliar nessa etapa, a Suzano conta com a entrega da caixa “Celebrando a notícia” ao colaborador, assim que comunicado que será pai, para celebrar a chegada do(a) filho(a) (biológico ou adotivo), com brindes e uma cartilha especial, com a série de conteúdos informativos sobre esse momento marcante. O material traz temas importantes para as famílias que estão se formando, para ajudar os pais a entenderem melhor os diretos dos(as) filhos(as), da família, ter acesso a dicas e informações sobre como será seu retorno ao trabalho.
Além disso, a Suzano também proporciona uma licença-paternidade diferenciada, para pais biológicos e por adoção. Por lei são 5 dias de licença, mas a empresa complementa com mais 15 dias de forma opcional, totalizando 20 dias, além de auxílio para filhos PcDs – pessoas com deficiência.
Também é disponibilizado pela empresa o tele Faz Bem, um atendimento via telefone para orientações, dúvidas e acolhimento psicológico remoto ou presencial para apoiar nessa etapa importante. É realizado ainda um alinhamento com a gestão para que os pais saiam de férias logo após a licença, agregando ainda mais tempo de qualidade em casa para curtir e apoiar na chegada do(a) filho(a).
Os adultos que convivem no dia a dia com a criança, ou seja, as figuras parentais, passam a ser referência para ela e constroem laços afetivos muito fortes. Com esse vínculo, vem também uma grande responsabilidade, de cuidar, estimular, educar, impor limites, fortalecer a autonomia e, principalmente, preparar a criança para os desafios e as oportunidades da vida presente e futura.
“Na Suzano priorizamos o bem-estar da família nessa jornada da paternidade, desde o início, inclusive na etapa de retorno ao trabalho, para que seja um momento especial e humanizado”, complementa Rachel.