A Semana



“Em Evidência”, com Carlos Lothar

Carlos Lothar | Administrador de empresas

Comunicativo e com sorriso largo, Carlos Lothar Kautza, 50, é o primeiro secretário de Habitação Social e Regularização Fundiária de Mogi das Cruzes e está animado com o projeto Mogi Meu Lar, que oferece até 13 mil novas habitações, agora em lançamento da fase de assinaturas de contratos com o banco. Mogiano, nasceu na Mãe Pobre e morou até os cinco anos em Brás Cubas. Devido o trabalho dos pais, morou também em Suzano e Santa Isabel e mais tarde no Rio de Janeiro e em Caraguatatuba. Sua melhor lembrança da infância é de quando, aos seis anos, seu pai o levou para uma peneira de futebol na equipe “dente de leite” e foi aprovado. Iniciou a faculdade de Engenharia, porém migrou para Administração de Empresas e graduou-se em 99. “Fui para Administração, porque eu tinha tino comercial”, revela. Concluiu ainda duas pós-graduações, uma em Dependência Química e Saúde Mental e outra em Gestão Ambiental. Acrescenta que entrou para a carreira política a convite do saudoso ex-governador de São Paulo, Mário Covas.

Dos seis aos 14 anos, treinava futebol na Capital, mas seu primeiro contato com o trabalho e ganho foi aos dez anos, na montagem em barraca de feira em Santa Isabel. Na adolescência, trabalhou na antiga Valmet como auxiliar de metrologia. Com a mudança de seus pais para Caraguatatuba, foi ajudar na empresa familiar de máquinas têxteis. Entrou na política aos 22 anos, quando conheceu Mário Covas, em São Sebastião. Foi assessor técnico em uma gerenciadora de obras públicas, depois foi para a Alesp atuar como assessor parlamentar. Aos 36 anos, foi assessor técnico da CDHU, coordenador de Administração e Finanças do prefeito de São Paulo, João Dória, e assessor executivo do secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura do governo estadual. Em 2022, recebeu o convite para assumir a primeira secretaria de Habitação da cidade de Mogi. Atualmente, além do cargo de secretário, atua também na área de mineração. Lothar é casado há 20 anos com Adriana e pai de Vítor, 25, Gabriel, 20, e das gêmeas Vitória e Gabriela, 15, e genro da D. Cida. A família mora no Aruã, com o pomsky Thomas e o border collie Jack. Reserva os momentos de lazer para preparar um bom churrasco – a picanha é seu corte preferido – ou para passear em seu barco “Dri”, em Caraguatatuba. Ariano, é comprometido em tudo o que faz, mas tenta controlar a ansiedade para terminar seus projetos em tempo menor do que deveria. Seu estilo é clássico esportivo, coleciona relógios, sua cor é o azul e o perfume, Azzaro. Indica o livro Dependência Química: Prevenção, Tratamento e Políticas Públicas, e o filme Pad Man. Das viagens, apreciou as aventuras nos parques de Orlando, nos EUA, e, no Brasil, aprecia a beleza do litoral norte, em especial Caraguá. Seu sonho de consumo é um sítio com uma nascente de água e seu projeto é estruturar uma trading de exportação de commodities. Cristão e filho caçula de Maria de Lourdes, 75, e do saudoso Carlos Alberto Kautza, aprendeu com os pais o valor do trabalho. Acredita que na vida tudo pode ser superado por maior que seja a dor. Sua frase: “Trabalho, trabalho, trabalho”.

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo