A cantora Henriette Fraissat, que ganhou projeção nacional ao participar do “The Voice +60” (2021), da Rede Globo, vai receber o título Honorífico de Cidadã Mogiana. Moradora de Mogi das Cruzes há 40 anos, ela completará 74 anos no dia 5 de maio, quando será agraciada com a honraria, em sessão ordinária, às 19h30, na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. A autoria do projeto é do vereador Edson Santos.
A vinda para Mogi não foi por acaso. Ela veio para montar a primeira escola de enfermagem da Cidade, na mesma época em que o marido, José Pinto Barbosa (falecido em 2008), veio a trabalho.
“Só tenho gratidão pelo Alto Tietê, foi uma benção vir para cá, cidade que me acolheu bem. Sou grata a todos os que abriram as portas para mim, como padre Vicente Morlini e o médico Nobolo Mori, e a todos os profissionais da Enfermagem que se formaram na escola. Além disso, aqui ganhei várias amigas, que são como irmãs”, destaca Henriette, que é mãe de Fábio Joseph, Maurício, João Gustavo e Maria Eugênia.
O ano de 1998 foi decisivo para Henriette. Já esgotada da vida profissional, no segmento da Enfermagem, e separada do marido, ela optou por parar: “A Enfermagem é uma profissão muito cansativa. Em 1998, disse: ‘Chega, agora vou fazer o que gosto, que é cantar’. Henriette diz que não fuma, não bebe e não usa drogas, mas, se embriaga cantando: “Minha cachaça é a música”.
Atualmente, com a retomada dos eventos, ela tem cantando em eventos particulares, como festas de aniversário; e em bares da Capital, como o Bar Brahma. No dia 19 de maio, ela será uma das artistas que irá abrilhantar a festa de aniversário de Bertioga, que celebra 31 anos de emancipação político-administrativa. Estará acompanhada do trio Emerson Calheiro (baixo, contrabaixo e violão), Juliana Cardoso (teclado e piano) e Raphael Lourenço (baterista, percussão).
Além disso, Henriette é uma voluntária nata. Atua em diversas instituições da Cidade, onde compartilha do seu amor e carisma com quem precisa.