No sábado (7), será organizado um ‘Dia D’ na Clínica da Família e na UBS do Jardim Natal, em Suzano
A Secretaria de Saúde de Suzano reforçará as ações de prevenção do HIV ao longo desta semana nos 24 postos da rede municipal, das 8 às 16 horas.
No próximo sábado (7), ocorrerão testagens na Clínica da Família André Cano Garcia (avenida Jaguari, 37 – Cidade Boa Vista), das 9 às 15 horas, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antonio Augusto Nunes, no Jardim Natal (rua Dr. Prudente de Moraes, 2.719), das 8 às 16 horas. Esse é considerado o “Dia D” da campanha “Fique Sabendo!”, que faz parte da programação do “Dezembro Vermelho”, mês destinado à conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em especial o HIV.
O público-alvo é aquele mais vulnerável ao risco do HIV no município, que inclui os homens que fazem sexo com homens, transsexuais, adolescentes, adultos de 18 a 25 anos, população em situação de rua, usuários de drogas e profissionais do sexo. Além das testagens, serão distribuídos insumos de prevenção, reforçadas as informações sobre prevenção combinada e o diagnóstico e tratamento do HIV. A campanha visa ainda oferecer tratamento oportuno para todas as pessoas diagnosticadas durante esses dias para interromper a cadeia de transmissão do HIV e reduzir a morbidade e mortalidade por Aids.
A campanha de 2024 busca alcançar números próximos daqueles registrados no ano passado, quando foram realizados 1.878 testes e 204 coletas. Em dezembro de 2023, as unidades de saúde ainda garantiram 601 testes rápidos para a detecção de HIV, 591 de sífilis, 343 de hepatite B e outros 343 de hepatite A. Houve ainda 107 coletas de sorologia de sífilis e 97 de HIV realizadas.
Vale ressaltar que, neste ano, a partir do dia 11 de dezembro, será dado início à programação de prescrição da Profilaxia de Pré-Exposição (PreP) às ISTs nos postos. O município já faz dispensação de medicamentos para receitas de serviço privado e público desde o começo de 2024, mas para atendimento de prescrição, a pasta aguardava adequação do setor de Recursos Humanos. Esta era uma das metas do Programa Municipal de ISTs, HIV e Hepatites Virais para este ano.
A coordenadora do Programa Municipal de ISTs/HIV e Hepatites Virais, Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa, destacou que a iniciativa abrange os aspectos que devem ser trabalhados no que se refere ao tema. “A campanha pretende conscientizar a população da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do HIV com a oferta de testagem às populações mais vulneráveis e incentivando pessoas com vida sexual ativa, mas que nunca realizam o exame, a conhecer o seu status sorológico”, pontuou.
Por sua vez, o secretário Diego Ferreira afirmou que a atividade valoriza mais uma importante iniciativa do calendário da saúde. “Como temos feito em todos os meses, abraçamos mais essa campanha que traz recomendações importantes sobre o HIV. Reforçamos as ações na rede municipal para que a população possa tirar dúvidas e realizar os testes de forma a garantir a prevenção e o tratamento que se fizer necessário”, declarou o chefe da pasta.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano
O atendimento é das 8h às 16h