Na sessão ordinária desta quarta-feira (17), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei nº 71/2023, de autoria do prefeito Caio Cunha (PODE).
A proposta autoriza o poder Executivo a fazer um financiamento de 50 milhões de dólares junto à Corporação Andina de Fomento (CAF) para realizar obras de mobilidade e desenvolvimento rural e turístico, bem como ações socioambientais e de saneamento básico previstas no programa Viva Mogi. Com a implantação do Programa, que já está em execução, a região de César de Souza será beneficiada com novas obras de infraestrutura.
No último dia 24 de abril, o secretário municipal de Urbanismo, Cláudio Faria, fez uma explanação do Projeto aos vereadores, quando apresentou um histórico de investimentos na cidade dos últimos vinte anos e falou sobre a sua importância para a modernização do município. A análise da Prefeitura é que tem grandes desafios na região leste da cidade e esse financiamento vai levar muitas melhorias como o desenvolvimento econômico e ambiental da região de César de Souza, com a construção de novos parques e sistemas viários. A proposta da Prefeitura já foi aprovada pelo Ministério da Economia e, para avançar para as próximas etapas até a concretização do contrato de financiamento, precisa da aprovação do Legislativo.
Estão previstos no projeto, dentre outras melhorias: dois corredores viários ambientais; um terminal de ônibus em César de Souza; iluminação inteligente na região leste da cidade; uma rota cicloviária sudeste; e a construção do Parque Brejinho.
A matéria foi aprovada com voto contrário dos vereadores Francimário Vieira – Farofa (PL), Marcelo Brás (PSDB), Iduigues Martins (PT), Edson Santos (PSD), Bi Gêmeos (PSD) Inês Paz (PSOL) e Malu Fernandes (SD).