A Semana



Campanha de vacinação contra a gripe atende grupos prioritários em Mogi

Nesta segunda-feira (10/04), Mogi das Cruzes inicia a vacinação contra a Influenza. Diferentemente de anos anteriores, na edição 2023 da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe todos os públicos-alvo contemplados podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) desde o primeiro dia. Nos anos anteriores, a campanha era ampliada gradativamente até alcançar todos os grupos prioritários.

O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, e a campanha será realizada até o dia 31 de maio, conforme determinação do Ministério da Saúde. Quem preferir, pode agendar no www.cliquevacina.com.br – há vagas disponíveis para o horário estendido desta segunda-feira (10/4).

Para receber a dose, os grupos contemplados definidos pelo Ministério da Saúde devem apresentar documento pessoal com foto e caderneta de vacinação contra a Covid-19, além do comprovante de que pertencem a um dos grupos, conforme abaixo:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) (Levar também: caderneta de vacinação de rotina)
  • Gestantes: comprovar gestação: cartão de pré-natal ou exame
  • Puérperas: mulheres com até 45 dias após o parto – apresentar certidão de nascimento da criança
  • Povos indígenas: documento específico
  • Idosos com 60 anos ou mais de idade
  • Pessoas com deficiência permanente – motora, visual, auditiva ou intelectual – inclui-se o autismo – comprovação de sua condição
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade – COMPROVAÇÃO MÉDICA DE SUA DOENÇA OU RECEITA DE MEDICAÇÃO DE USO CONTÍNUO QUE UTILIZE PARA O SEU TRATAMENTO.
  • Trabalhador da Saúde:
    a) Profissionais das categorias de Saúde: levar carteira do registro profissional de sua categoria;
    b) Trabalhadores de serviços de saúde (humana) de outras categorias diversas (recepção/ motoristas/segurança, etc) que trabalham em serviços de saúde (hospitais, clínicas e ambulatórios de saúde, laboratórios, serviços de exames de imagem e farmácias): levar comprovante que trabalham nestes locais apresentando holerite, crachá ou contrato de trabalho.
  • Professores do ensino básico e superior – trabalhadores das escolas de ensino regular do infantil até o nível superior: levar comprovante que trabalham nestes locais apresentando hollerit, crachá ou contrato de trabalho.
  • Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento – Policiais dos diversos segmentos, Bombeiros e guardas Municipais: carteira de identificação funcional.
  • Profissionais das Forças Armadas – carteira de identificação funcional.
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso – carteira de identificação funcional.
  • Caminhoneiros- carteira de identificação funcional/ Carteira de habilitação D ou E.
  • Trabalhadores Portuários – carteira de identificação funcional.

A vacina ofertada é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, é aplicada dose única. Crianças abaixo dos nove anos de idade, se estiverem tomando a vacina pela primeira vez, recebem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.

A vacina contra a gripe pode ser aplicada junta a outros imunizantes, inclusive o da Covid-19.

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo