A Semana



Prefeito Caio Cunha garante que não haverá aumento da passagem até 2024

O valor da passagem de ônibus de Mogi das Cruzes não terá aumento nos próximos dois anos. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (11/01) pelo prefeito Caio Cunha, que decidiu implantar o Plano Municipal de Modicidade Tarifária, inédito no município, para que a variação dos custos não penalize os passageiros. Com isso, o município terá a mesma tarifa por três anos, já que a última correção ocorreu em 2022.

“O município ainda vive um momento de retomada econômica após o período da pandemia, mas a prioridade deve ser o cidadão que utiliza o transporte para trabalhar e estudar e não pode ser penalizado. Vamos cortar na carne para garantir o aporte financeiro, um grande esforço da gestão para priorizar o usuário do transporte público, sem onerar a população. Historicamente, sempre pesa para o passageiro e não faz sentido pedir um novo sacrifício de pagar mais pela passagem”, explicou Caio Cunha.

Atualmente, o valor da passagem é de R$ 5,00, em vigor desde 9 de janeiro de 2022. O investimento no Plano Municipal de Modicidade Tarifária será em torno de R$ 13 milhões no ano. A medida também terá a participação importante do Poder Legislativo do município. O projeto de lei regulamentando a iniciativa será encaminhado pela Prefeitura à Câmara Municipal, onde será analisado pelos vereadores.

“Também ocorrerão melhorias no serviço do transporte coletivo porque ele ainda não está bom como queremos. O aporte financeiro também vem para garantir estes avanços, que trarão modernização, com a instalação de tecnologia para trazer mais segurança e comodidade ao usuário”, explicou o prefeito.

Entre as melhorias previstas está a troca dos validadores dos ônibus por modelos mais modernos. Responsáveis pela cobrança dos cartões nas catracas, os novos aparelhos vão permitir o pagamento da tarifa com cartões de débito, crédito ou por QR Corde. A alteração também propiciará o avanço nos encaminhamentos para a integração lógica do transporte municipal com as linhas da EMTU e os trens da CPTM, em que o mesmo cartão pode ser usado para o pagamento das passagens nos diferentes transportes.

A frota de ônibus de Mogi das Cruzes é uma das mais novas do estado de São Paulo. Somente nos últimos dois anos, 103 novos ônibus já estão em operação, substituindo veículos mais antigos.

Também será desenvolvido um aplicativo com georreferenciamento para o transporte coletivo, com informações sobre os horários, itinerários, a circulação dos ônibus, entre outras.

Melhorias

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana vem realizando melhorias contínuas no sistema de transporte coletivo de Mogi das Cruzes. Em abril, a administração municipal lançou o Sistema Pronto!, que prevê a reformulação do atendimento à população, ampliando o número de viagens e aumentando a pontualidade dos ônibus.
Recentemente, foram realizadas adequações em horários de 27 linhas do sistema municipal de transporte coletivo, o que melhorou a oferta do serviço com a redução do tempo de intervalo entre os ônibus. As alterações foram adotadas com base nos levantamentos realizados pela pasta e também pela pesquisa embarcada, trabalho iniciado em outubro que verifica os hábitos de viagem e o interesse de embarque e desembarque dos passageiros, buscando a melhoria no atendimento.

Todos os detalhes sobre as linhas, itinerários e horários dos ônibus municipais podem ser consultados pela internet, no link mobilidade.mogidascruzes.sp.gov.br/site/transportes. Os usuários do sistema municipal de transporte coletivo também podem contatar a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana para reclamações e sugestões pelo WhatsApp, no número 4798-5122, ou pelo telefone da Central de Mobilidade Urbana, o 0800 77 30 194.

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo