A Secretaria Municipal de Saúde ainda tem doses da vacina contra a gripe disponíveis, pelo menos, até o fim de janeiro. O imunizante, que previne 90% de chances de complicações, internações e mortes pela doença, pode ser encontrada em todas as unidades do município, e é recomendada para qualquer pessoa com idade a partir de 6 meses. A vacinação ocorre todos os dias úteis, das 8h às 16h.
A secretaria recomenda atenção especial às gestantes e crianças de 6 meses até 5 anos que não tomaram a vacina da gripe em 2022. Elas devem ser imunizadas o quanto antes.
A vacina da gripe do ano de 2022 pode ser aplicada agora em 2023, pois as doses disponíveis no sistema público são do tipo trivalente (contém três cepas: H1N1, H3N2 e Tipo B).
É importante lembrar ainda que, apesar da sazonalidade de Influenza ser durante os meses de outono e inverno, devido a constantes alterações climáticas, os vírus permanecem circulantes em outras épocas do ano, como foi visto nos surtos de dezembro de 2021 e janeiro de 2022, em vários Estados, sobretudo no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Embora na maioria dos casos a influenza cause apenas a Síndrome Gripal, pessoas dos grupos de risco podem ter complicações, com necessidade de internação e, eventualmente, ocorrem óbitos.
Febre Amarela
Além da vacina contra a gripe, a Prefeitura também reforça a importância de atualizar a proteção contra a Febre Amarela. O imunizante é aplicado em dias úteis em todas as unidades básicas de saúde e de saúde da família, das 9h às 15h. O limite de horário é devido à validade do frasco após a abertura (apenas se houver frasco aberto, a vacina é aplicada após às 15 horas e até as 16h30.
A vacina é indicada para todas as pessoas a partir de 9 meses de vida. Mais detalhes abaixo.
FEBRE AMARELA (calendário de rotina):
Crianças: 1ª dose aos 9 meses de vida; 2ª dose aos 4 anos de idade
Pessoas com 5 anos e mais, incluindo todos os adultos, de todas as idades: indicado apenas 1 dose por toda a vida.
É importante sempre guardar a caderneta de vacinas ou comprovante vacinal, pois é um documento que pode ser solicitado em várias ocasiões, principalmente em caso de viagens.
A segunda via da caderneta, em caso de perda do comprovante, pode ser solicitada no posto de saúde onde a dose foi realizada. Se feita a partir de 2016, a dose pode constar do sistema de registro de doses de vacinas (SI-PINI).
Na impossibilidade de obter a comprovação/segunda via, a recomendação é revacinar.
CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO OU PROFILAXIA (CIVP) – FEBRE AMARELA:
Este serviço não é prestado pelo município. Quem precisar do certificado deve possuir o comprovante ou caderneta de vacinação da Febre Amarela, emitido pelo posto de saúde, para solicitar o documento à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Mais informações no link abaixo:
https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia#etapas-para-a-realizacao-deste-servico
IMPORTANTE: Em caso de viagem, não deixe para solicitar o certificado de última hora, pois o prazo de resposta pode levar de 10 a 15 dias.