A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizará entre os dias 4 de fevereiro e 25 de março o Projeto Verão no Parque, um conjunto de oficinas, palestras e eventos relacionados à preservação ambiental que ocorrerão no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo. As atividades serão gratuitas, abertas ao público e acontecerão sempre das 8h30 às 11h30. O parque é uma unidade de conservação e as visitas ocorrem sempre de forma monitorada. As inscrições devem ser feitas preferencialmente de forma eletrônica (clique aqui para preencher a ficha de inscrição). Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (rua Braz Cubas, 470) ou pelo telefone 4798-5959.
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, André Saraiva, lembra que o Parque Municipal é um patrimônio natural da cidade e possui um rico ecossistema preservado, sendo, por isso, um ótimo local para a realização de oficinas e palestras sobre o meio ambiente: “As pessoas que participarem do Projeto Verão no Parque vão aprender sobre temas variados em meio à natureza, conhecendo um pouco mais da flora e da fauna existentes na Serra do Itapeti”, comenta.
A programação terá início no dia 4 de fevereiro, com uma oficina sobre plantas medicinais, com explicações dobre plantio e usos. No dia 11, haverá uma palestra sobre animais silvestres. Já no dia 25, será a vez de uma roda de conversa sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais. No mês de março haverá mais eventos. No dia 4, será realizada uma atividade de reintrodução de orquídeas. No dia 11, ocorrerá uma oficina de produção de mudas. Finalizando a programação, nos dias 18 e 25 o projeto oferecerá uma oficina de construção de aquecedor solar com materiais recicláveis.
As palestras e oficinas serão ministradas por técnicos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e também por especialistas nas áreas abordadas. A educadora ambiental Carla Panzeri, que coordenou a elaboração da programação, explica que o Projeto Verão no Parque tem como objetivo oferecer educação ambiental aos mogianos de uma maneira integrada, mantendo contato com a natureza: “Teremos eventos variados e que despertam o interesse da população. Esperamos um bom comparecimento do público”, completou.