Muito além de registrar a realidade à nossa volta, a fotografia, atrelada a reflexões sobre assuntos de interesse público, é capaz de transformá-la. Desta forma, nasce o projeto Olhares da Floresta, que propõe trazer reflexões sobre nossa cultura, costumes e ações relacionadas ao meio ambiente e à nossa floresta. É com esse objetivo que os estudantes da EM Profª. Mércia Amaral Andrade Pinto, em Suzano, recebem o projeto até 18 de novembro. A iniciativa é apresentada pelo Ministério do Turismo e ONG ImageMagica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da transportadora NTS.
Com encontros de segunda a sexta-feira na instituição, os arte-educadores desenvolverão as ações relacionadas a educação ambiental com os estudantes e professores. Nas atividades, além dos participantes aprenderem técnicas fotográficas, terão momentos de reflexão sobre a importância de perceber e cuidar do mundo em que vivemos por meio de um olhar crítico, que será transformado em fotografia durante as aulas.
Plantando o Futuro
As oficinas terão a proposta de gerar reflexão e desenvolvimento do olhar com temas baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de criar um diálogo entre as crianças e adolescentes e seu próprio cotidiano. Assuntos como sustentabilidade, economia de água e poluição serão tratados nas oficinas.
Durante as atividades, também são realizadas plantações de horta na própria instituição, com o auxílio dos estudantes e da comunidade. A ideia é gerar consciência e a autorresponsabilidade sobre o futuro.
“Durante os nossos projetos notamos o aumento de consciência gerada pelos alunos sobre o futuro, a vida e a forma como todos esses elementos refletem nas fotografias. Temos a oportunidade de construir, nas crianças, uma consciência ambiental através das imagens. Com certeza, elas farão do nosso mundo um lugar melhor”, relata Andreza Portela, coordenadora de projetos.
Saída Fotográfica
No decorrer das atividades, os estudantes realizam “saídas fotográficas”, onde colocam em prática todo conhecimento aprendido nas aulas. Os jovens fotógrafos receberão um celular para a produção de fotos dentro da escola, utilizando um aplicativo. Além das imagens, os participantes criam uma legenda, que complementa a mensagem transmitida.
Conexão com a Comunidade
Ao final da oficina, os participantes serão prestigiados em uma cerimônia de formatura aberta à comunidade, com entrega dos certificados de participação. A instituição também receberá uma linda exposição com as fotografias e mensagens criadas pelos participantes.
Protocolo de prevenção da COVID-19
Em todas as atividades serão seguidas as orientações da OMS para prevenção de COVID-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.
Serviço
Datas: 03 a 18/11
Local: EM Profª. Mércia Amaral Andrade Pinto
Endereço: Rua Isabel Castanheda Mayer, 198 – Parque Res. Casa Branca, Suzano – SP, 08663-360