Os números de ocorrências de roubos e furtos tiveram queda em Mogi das Cruzes no mês de setembro, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Considerando-se todas as ocorrências do tipo, a diminuição foi de 7,4%, quando comparados com os dados do mês de agosto. O total de ocorrências caiu de 635 para 588.
A queda nos números foi impulsionada por uma diminuição importante nas ocorrências de roubos, quando o criminoso utiliza violência para a prática do delito. Os roubos caíram 29,8%, passando de 104 em agosto para 73 em setembro. Já os roubos de veículos diminuíram 25% – de 32 ocorrências em agosto para 24 em setembro.
Outro dado importante registrado em setembro foi a diminuição de 9,4% nas ocorrências de furtos.
“O trabalho para a melhoria da segurança da população é constante em Mogi das Cruzes, com ações planejadas de acordo com os registros e estatísticas, além da utilização de inteligência e tecnologia. Com isso, é possível oferecer uma resposta efetiva para as demandas dos moradores”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.
Ele explicou ainda que as ações de patrulhamento na região central da cidade foram intensificadas, com a participação da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Com isso, as ocorrências de roubos e furtos no local diminuíram. “O Centro é um local que apresenta uma grande concentração de pessoas todos os dias, além do comércio e serviços. É um dos pontos prioritários da atuação de segurança”, disse Toriel.
Investimentos
Em Mogi das Cruzes, a Guarda Municipal faz um trabalho conjunto com a Polícia Militar para o patrulhamento em todas as regiões do município. As atribuições da corporação municipal também compreendem o monitoramento com câmeras da Ciemp, além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).
Na última semana, o prefeito Caio Cunha encaminhou ao governador Rodrigo Garcia uma solicitação para o aumento no efetivo das Polícias Militar e Civil em Mogi das Cruzes. No ofício, o prefeito pede que sejam destinados ao município contingentes e operações para o enfrentamento da criminalidade para garantir a segurança da população.
Neste ano, a Prefeitura contratou 32 novos guardas municipais, que estão em período de treinamento. A administração municipal também vem investindo na valorização e capacitação da corporação, dentro do trabalho voltado à segurança pública no município. As ações compreendem atividades teóricas e práticas, inclusive em parceria com a Polícia Civil e corporações de outros municípios. Entre os temas abordados estão treinamentos sobre utilização de armamentos, operações especiais, rondas ostensivas, legislação ambiental, entre outros.
A tecnologia é outra prioridade da administração municipal para melhoria da segurança da população. No início de setembro, foi entregue a nova Central de Monitoramento de Mobilidade Urbana e Segurança, que trabalhará em apoio à segurança pública, por meio das câmeras e da tecnologia de leitura de placas (LAP) dos equipamentos de fiscalização eletrônica, que está conectada ao sistema Detecta.
No último mês, também foi anunciado o projeto-piloto de parceria com o Clube de Campo de Mogi das Cruzes para a integração entre câmeras particulares, que serão adquiridas pela entidade esportiva, e o sistema municipal de monitoramento.
A população pode auxiliar os trabalhos das forças de segurança pública com denúncias pelos telefones 190, da Polícia Militar, e 153, da Guarda Municipal. O atendimento é feito 24 horas por dia.