O prefeito Caio Cunha entregou a nova Central de Monitoramento de Mobilidade e Segurança. O equipamento reúne estruturas para monitoramento e controle do trânsito e do transporte coletivo, de apoio à segurança pública na cidade, por meio das câmeras e da tecnologia de leitura de placas (LAP) dos equipamentos de fiscalização eletrônica, que está conectada ao sistema Detecta.
A nova Central de Monitoramento fica na estrutura da Secretaria de Mobilidade Urbana, no prédio da Prefeitura, e também está interligada com o trabalho desenvolvido pela Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), que continua operando normalmente.
O prefeito explicou que o sistema é inteligente e realiza automaticamente a leitura das placas, por meio dos equipamentos de fiscalização eletrônica, identificando, por exemplo, veículos com pendências cadastradas como roubo, furto ou participação em crimes. Além disso, ele também verifica a circulação de veículos em atitude suspeita. Em todos os casos, é emitido alerta à Central de Monitoramento e comunicado a órgãos de segurança, como as Polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal.
“A Central também está ligada a câmeras de monitoramento que possuem capacidade de zoom de quase três quilômetros. Além disso, como todos os ônibus do transporte coletivo possuem GPS, é possível fazer o controle detalhado da circulação, o cumprimento do horário, se ele está no trânsito e se está quebrado. O mesmo acontece com os caminhões da coleta de lixo”, disse o prefeito.
Câmeras
A Central conta com monitores que receberão imagens de 30 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, que poderão ser usadas para o acompanhamento em tempo real do trânsito, agilizando ações para melhoria da fluidez da circulação de veículos e atendimentos a acidentes. A Central também abriga o sistema que recebe as informações da tecnologia para a leitura de placas de veículos, que está presente nos pontos de fiscalização eletrônica.
A unidade também receberá informações sobre o serviço de transporte coletivo, sobre o funcionamento da Zona Azul e possibilitará o cruzamento de dados de acidentes de trânsito.