A partir da próxima quarta-feira (20/07), os equipamentos de fiscalização eletrônica de Mogi das Cruzes iniciarão o período de uma semana para adaptação dos motoristas. Os aparelhos estarão em funcionamento, mas sem gerar autuações até o dia 26. A fiscalização efetiva começará no dia 27 de julho, quando os condutores que cometerem infrações de trânsito passarão a ser multados.
Confira lista dos locais que estão recebendo a fiscalização eletrônica
Nos locais em que os equipamentos foram instalados, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana implantou faixas para alertar sobre o início do período de adaptação e a data de começo da fiscalização. Além disso, todos os locais receberam sinalização específica.
Ao todo, 30 locais receberam os equipamentos, número menor que o do contrato anterior, que era de 32. Estes pontos foram definidos após análise e estudos técnicos, que levam em conta fatores como acidentalidade, potencial de risco, características das vias, fluxo de veículos e pedestres, entre outros. Em sua maioria, os pontos em que os equipamentos estão sendo implantados já contavam com fiscalização eletrônica anteriormente.
Outra novidade importante é que o novo contrato não terá a utilização de equipamento estático, popularmente conhecido como “radar móvel”. Estes equipamentos eram foco de reclamações e dúvidas da população.