A Semana



Cel. Souza Franco

Francisco de Souza Franco nasceu em Mogi das Cruzes em 11 de setembro de 1861, era filho do casal José Camargo Franco e Francisca Mello Camargo Franco. De família de proprietários de terras e tradições políticas não demorou muito para iniciar uma brilhante carreira na política.

Como vereador em 1889 foi destituído do cargo em 1890, já que o governo provisório resolveu dissolver as Câmaras Municipais.

Foi eleito novamente como vereador em 1898. Em 1901 foi eleito pela primeira vez, prefeito, desenvolvendo um trabalho voltado para o progresso industrial e urbano. Em 1905 era novamente vereador e em 1906 é eleito novamente, prefeito onde ficou até 1910.

Durante sua administração comprou e doou um terreno ao Estado para a construção do primeiro Grupo Escolar de Mogi das Cruzes, hoje o tradicional Coronel Almeida, em maio de 1907, comprou também uma área na rua Barão de Jaceguai para a instalação da M. Villela & Cia, a famosa fábrica de chapéus.

Nessa mesma época fez parte do grupo de oficiais da Guarda Nacional onde recebeu a patente de coronel. A partir daí passou a ser chamado muito respeitosamente de Cel. Souza Franco.

Assinou também contrato com Manoel Villela para a instalação e fornecimento de luz elétrica para as casas da cidade. Em 1910 inaugurou-se os serviços de água e esgoto.

Em 1911 deixa a administração e passa presidir por várias vezes a Câmara Municipal.

Era casado com Francisca Souza Franco e pai de quatro meninas: Benedicta que casou com Leôncio Arouche de Toledo; Josefina que casou-se com o professor Adelino Borges Vieira; Leonor que casou com o Dr. Deodato Wertheimer e por fim, Alice, solteira.

Em 1918 Mogi foi assolada pela febre amarela e a Câmara Municipal sob sua presidência, instalou o “Hospital dos Gripados” para acudir a população e tentar frear a doença.

Cel. Souza Franco faleceu em 13 de junho de 1919 aos 58 anos de idade de febre amarela, fato que trouxe grande tristeza aos mogianos já que Souza Franco tinha feito muito mais do que se esperava de um prefeito.

Fontes:

  • Coleção Os Maiores Personagens da História de Mogi das Cruzes – Vol. 1 Regis de Toledo – 2003
  • Coleção de fascículos Diário dos 450 – suplemento de O Diário – 2010
Rouxinol Mogi

Mogiano, é designer gráfico com trabalhos em vários jornais da região. Pesquisador da história de Mogi das Cruzes há quarenta anos. Recebeu vários prêmios: duas vezes o “Profissionais do Ano” e uma vez “Personalidades de Mogi e Região”, prêmios esses pela divulgação da história de Mogi. Autor do livro “Mogy Antiga”, é membro da AMHAL - Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras.

Comente abaixo