A Semana



Sesc Mogi das Cruzes destaca a programação de educação ambiental

Dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Sesc Mogi das Cruzes é uma das três unidades do estado de São Paulo que tem um Centro de Educação Ambiental (CEA). Os outros dois ficam em Bertioga e Guarulhos.

O espaço foi instalado em Mogi aproveitando sua vocação campestre e tem como objetivo receber cursos, palestras, oficinas e vivências relacionadas ao meio ambiente. Sua estrutura está organizada sob dois pilares estruturais, que são Educação Ambiental e Permacultura.

Assim, o CEA tem três eixos de atuação: o primeiro é bioconstrução, o segundo eixo chama-se manejo de água e resíduos, e por último, o eixo cultivo e conservação, focado principalmente no cultivo de hortas com canteiros elevados, uma mini agrofloresta, áreas de adubação verde e ainda o manejo da vegetação da área aberta da unidade.

Em junho, dentro dos vários projetos em andamento, o Sesc Mogi das Cruzes tem uma programação diversa e sustentável. Confira:

Projeto Florestar: Áreas Verdes Educadoras – Ações regulares

O projeto Florestar tem como objetivo ampliar o caráter educativo das áreas verdes, por meio da contemplação, informação, experiências sensoriais e ações educativas regulares, no âmbito da unidade, como também de sua vizinhança.

  1. Manejo Agroflorestal – Adubação Verde

O manejo das áreas produtivas do CEA deve ser realizado em acordo com os princípios e fundamentos da Agricultura Biodinâmica e Agricultura Sintrópica, ou seja, respeitando as mais íntimas relações entre o solo, reino mineral, vegetal, animal, homem e o cosmo. Serão desenvolvidas junto atividades educacionais teóricas e práticas com foco em trazer conteúdo aos participantes e manejo para o espaço.

Adubação verde é uma técnica agrícola que promove a reciclagem de nutrientes do solo por meio do plantio de determinadas espécies vegetais, preferencialmente plantas que pertencem à família das leguminosas e gramíneas, a fim de tornar o solo mais fértil. Nesta oficina, será colhida e incorporada aos núcleos da agrofloresta do CEA a adubação verde já plantada e semeada nova adubação verde de inverno, a fim de contribuir com a melhoria da qualidade do solo do sistema. Com Marta Pinto Levy e Júlio César Soraggi

Quando: Dia 4/6, sábado, das 10h às 12h | Onde: CEA | Classificação: Livre | Entrada: Grátis – Sem retirada de ingressos.

  1. Colheita agroecológica no Centro de Educação Ambiental – CEA

O manejo das áreas produtivas do CEA deve ser realizado em acordo com os princípios e fundamentos da Agricultura Biodinâmica e Agricultura Sintrópica, ou seja, respeitando as mais íntimas relações entre o solo, reino mineral, vegetal, animal, homem e o cosmo. Serão desenvolvidas junto atividades educacionais teóricas e práticas com foco em trazer conteúdo aos participantes e manejo para o espaço.

Nesta atividade, serão identificadas, colhidas e partilhadas entre os visitantes as espécies maduras plantadas nos sistemas produtivos do CEA – horta agroecológica, espiral de ervas e roça. A fim de enriquecer novamente, após a colheita os sistemas serão plantadas PANC, plantas alimentícias não convencionais, nos espaços produtivos de CEA. Com Marta Pinto Levy.

Quando: Dia 18/6, sábado, das 10h às 12h | Onde: CEA | Classificação: Livre | Entrada: Grátis – Sem retirada de ingressos.

  1. Aves Daqui

Divertida, desafiadora, democrática e instrutiva. A observação de aves é uma prática fácil e que pode ser feita em diversos lugares, a qualquer momento e com poucos ou até nenhum recurso.

Nessa caminhada pelo Sesc Mogi das Cruzes, vamos conhecer e reconhecer as espécies de aves que visitam a unidade com o auxílio de binóculos, guia de identificação, olhos afiados e ouvidos apurados. Com Agente de Educação Ambiental

Quando: Dia 25/6, sábado, das 9h às 11h | Onde: Praça da Convivência | Classificação: Livre | Entrada: Grátis – Sem retirada de ingressos

Projeto Ideias e Ações para um novo Tempo – Ações Regulares

Por meio do projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo, as Unidades do Sesc São Paulo mapeiam em seus territórios iniciativas socioambientais voltadas ao desenvolvimento local e que tenham, entre outros atributos, potencial educativo e práticas de respeito ao ambiente e à diversidade cultural. Estas iniciativas participam junto com o Sesc SP na realização de ações educativas e participação em espaços de encontro para a troca de conhecimentos e saberes.

  1. São João Sustentável

Vamos fazer nossa festa de São João! Mas sem gerar resíduos e usando apenas elementos naturais encontrados no Centro de Educação Ambiental.

Quem desenvolverá esta ação é o Coletivo Inadequados, que há três anos atua em projetos sociais e ambientais, nas cidades de Poá e Mogi das Cruzes. O grupo segue na luta para transformar o mundo em um lugar sustentável, levando informação e formação, exatamente por estar nesse lugar de fala.

Esta atividade é voltada para o público infantil e para famílias, ensinando-as sobre a importância da preservação ambiental. Nesta oficina será realizada a confecção de uma pequena festa de São João apenas com materiais recicláveis com o intuito de estimular a parte artística e criativa da criança com a responsabilidade na preservação ambiental desde sempre.

Bandeirolas, fogueira, folhas para cobrir o chão, pintura, chapéu e laços feitos com materiais tirados da natureza, são alguns dos objetos elaborados. Além disso, será feito um show de fantoches, com os personagens Zacarias e Isabel, para explicar às crianças por que devemos cuidar do nosso planeta, as crianças vão enfeitar a festa.

Quando: Dias 5 e 12/6, domingos, das 14h às 16h | Onde: CEA | Classificação: Livre | Entrada: Grátis – Sem retirada de ingressos.

Projeto Mosaico de Saberes

Mosaico de Saberes é um projeto de Educação para a Sustentabilidade que fomenta o compartilhamento de saberes e boas práticas socioambientais. Sua realização é pautada em temas centrais, fundamentados na sustentabilidade, cidadania e valorização social, refletindo sobre as diferentes formas de existir e interagir com o meio e os recursos naturais.

  1. Oficina

O Cambuci da semente ao prato

Esta oficina convida os participantes a conhecerem e experimentarem o cambuci, um fruto nativo da mata atlântica e de grande importância ecológica. Os participantes terão contato com o processo de plantio, cuidados e tratos culturais do fruto, a forma correta de coleta e armazenamento. Muito perfumado e de sabor ácido, serão apresentadas algumas receitas para degustação.

A oficina é ministrada pelo produtor rural Rafael Hussta, do Sítio São Francisco. Ele é monitor ambiental apaixonado pela mata atlântica. Produtor de frutas nativas, em especial o cambuci, se especializou em seu sabor na gastronomia mostrando toda a versatilidade da fruta com as delícias que podem ser feitas. Pelos sabores, almeja deixar cada vez mais conhecida as frutas nativas, valorizando assim nossa verdadeira cultura.

Quando: Dia 11/6, sábado, das 11h às 13h | Onde: CEA | Classificação: Livre | Entrada: Grátis – Sem retirada de ingressos

  1. Feira Mensal Mosaico de Saberes

Nesta mostra, receberemos as iniciativas que estiveram presentes na programação dos meses de março e abril, apresentando suas ações e disponibilizando seus produtos ao público do Sesc Mogi das Cruzes.

Iniciativas presentes:

Jéssica Terra – Biojóias

Sítio Kitaguchi – Cultivo de Cogumelos

Sítio São Francisco – Orgânicos e Cambuci

Ateliê Anu – Costura e Estamparia Criativa

Quando: Dias 25 e 26/6, sábado e domingo, das 10h às 17h | Onde: CEA | Classificação: Livre | Grátis – Sem retirada de ingressos.

Projeto Alimentação Sustentável

Projeto ensina os participantes a terem uma alimentação sustentável por meio de receitas.

  1. Da roça ao prato: doces típicos juninos

Nessa atividade a nutricionista Jane Glebia de Abreu irá ensinar o preparo de doces típicos juninos, valorizando a cultura da roça e o uso de ingredientes brasileiros.

Jane é nutricionista, pós-graduada em Fitoterapia Clínica (Faculdades Oswaldo Cruz), pós-graduada em Plantas Medicinais (Faculdades Oswaldo Cruz) e pós-graduanda em gastronomia A Cozinha Brasileira (SENAC).

Quando: Dia 14/6, terça, das 16h às 18h | Onde: CEA | Classificação: 14 anos | Entrada: Grátis

  1. Kombucha – Como Fazer

A culinarista e técnica em Nutrição e Dietética, Silvia Batista (Chama Verde), traz a oficina Kombucha – Como fazer. Ela fala como essa bebida probiótica auxilia na regeneração da flora intestinal, de suas vitaminas e dos benefícios do seu consumo para saúde do corpo.

O cultivo desse fermentado requer alguns cuidados especiais, os quais serão explicados e apresentados no dia da oficina.

Nesta oficina serão apresentadas e degustadas variações de sabores deste fermentado, seu cultivo, armazenamento, colheita e instruções para consumo constante desse maravilhoso elixir. Ao final da oficina, serão entregues mudas para os participantes e uma apostila será enviada por e-mail.

Quando: Dia 18/6, sábado, das 14h às 16h | Onde: CEA | Classificação: Livre | Grátis – Sem retirada de ingressos.

  1. Kombucha – 2ª Fermentação e outras preparações

A culinarista e técnica em Nutrição e Dietética, Silvia Batista (Chama Verde), fala da 2ª fermentação de Kombucha, traz receitas práticas para condimentar as refeições, trazendo substitutos a alimentos ofertados pela indústria alimentícia.

Muitos sabores podem ser extraídos da Kombucha através da 2ª fermentação.

Subprodutos também podem ser adquiridos do Kombucha para serem usados como temperos e/ou molhos nos preparos alimentares.

Nesta oficina, abordaremos diversos sabores que podemos dar ao chá e faremos condimentos culinários como vinagre saborizado e molho de mostarda. Incluso: degustação de condimentos e chá, receitas por e-mail e colônias para cultivo.

Quando: Dia 19/6, domingo, das 14h às 16h | Onde: CEA | Classificação: Livre | Entrada: Grátis – Sem retirada de ingressos

Conheça outras Oficinas e vivências em Meio Ambiente do Sesc Mogi das Cruzes

  1. Minhocário Doméstico em Baldes

Vamos aprender a montar um minhocário caseiro em baldes e conversar sobre cuidados básicos, o que pode e o que não pode ser destinado e outras dicas de destinação de resíduos orgânicos em casa. Cada participante montará seu próprio minhocário. Com Agente de Educação Ambiental..

Quando: Dia 11/6, sábado, das 15h às 17h | Onde: CEA | Classifcação: Livre | Entrada: Grátis – Sem retirada de ingressos

  1. Que planta é essa?

Convidamos as famílias e crianças a conhecer e nomear as diversas espécies existentes nos canteiros do CEA do Sesc Mogi das Cruzes. Serão colocadas plaquinhas de identificação junto aos sistemas, de forma que os visitantes possam conhecer as plantas de forma autônoma. Com Marta Pinto Levy.

Quando: Dia 19/6, domingo, das 11h às 13h | Onde: CEA | Classificação: Livre | Entrada: Grátis – Sem retirada de ingressos.

  1. Visitação Espontânea ao Centro de Educação Ambiental – CEA

As pessoas podem conhecer o Centro de Educação Ambiental do Sesc Mogi das Cruzes em dias e horários determinados.

Quando: Até 30/12, terças a sextas, das 13h às 22h | De 4/6 a 18/12, sábados e domingos, das 9h às 18h | Onde: CEA | Classificação: Livre | Entrada: Grátis – Sem retirada de ingressos.

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo