A Semana



Grupo Marbor destina impostos para projetos de turismo e cultura

Dois projetos culturais e um projeto turístico de Mogi das Cruzes ganharam o patrocínio do Grupo Marbor. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC – nº 6.959/14) da Prefeitura, a empresa destinou parte do pagamento de seus impostos para custear os projetos Mogi por Dentro, Olhar Ingênuo e Núcleos Musicais: novas sonoridades para bairros periféricos.

“Nós sempre fomos apoiadores da arte, da cultura, do turismo e do esporte e, ao avaliarmos a seriedade e a transparência da lei, decidimos, pelo segundo ano consecutivo, apoiar e participar de projetos para a cidade”, explica Tatiana Borenstein, diretora do Grupo Marbor.

A LIC foi criada em 2014 e regulamentada em 2015 para possibilitar a participação de pessoas físicas e jurídicas em patrocínios de projetos culturais. Leis semelhantes já existiam em outras cidades e a Prefeitura de Mogi adaptou os textos para criar este instrumento para a destinação de parte dos impostos para custear ações de arte, cultura e turismo.

Empresas, associações, entidades ou pessoas comuns interessadas em fomentar a cultura podem abater até 20% do que seria pago ao município em IPTU e ISS e destinar esta verba a projetos que já tenham sido pré-aprovados.

Para o artista ou responsável pelo projeto que está em busca de patrocínio, basta escolher uma das áreas que compõem a lei, como música, dança, artes cênicas, cinema, vídeo, literatura, artes visuais, arte popular, patrimônio cultural, acervos do patrimônio cultural de museus, arquivos históricos, centros culturais e bibliotecas, patrimônio paisagístico e pesquisa científica nas diferentes áreas do conhecimento.

“Para nós, é uma alegria saber que um grupo tão grande, consolidado e responsável como a Marbor acredita e investe no desenvolvimento da hospitalidade, do lazer e do turismo da nossa cidade. O que o Grupo fez e faz pela Vila Helio, desde sua revitalização até os diversos eventos e ações culturais, são um grande presente para toda a população e beneficia diversos empreendimentos dos setores gastronômico, cultural e turístico”, diz Débora Mello, idealizadora e gestora do Mogi por Dentro.

A Orquestra Sinfônica usará o patrocínio para ampliar seus núcleos educacionais. “Mais crianças serão atendidas. Além disso, nessa parceria também estamos levando atrações musicais para a Vila Helio e até o fim do ano teremos muitas novidades”, diz o maestro Lelis Gerson, um dos fundadores da Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes.

A Vila Helio também abrirá espaço para a apresentação de outro projeto patrocinado pelo Grupo Marbor, o Olhar Ingênuo: uma exposição de obras inéditas em óleo sobre tela que estão sendo produzidas por Nerival Rodrigues.

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo