Secretaria aposta em estratégias de atendimento e precificação para alavancar as vendas no maior evento artesanal de Suzano
Com o objetivo de fortalecer as vendas e o atendimento aos consumidores durante a 5ª edição do “Mega Natal Artesanal”, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego ofereceu, na segunda-feira (02), uma preparação especial para 40 artesões cadastrados pela Prefeitura de Suzano. O evento ocorreu no anfiteatro Orlando Digenova, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, e foi prolongado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O treinamento foi focado em práticas que visam garantir uma experiência de compra segura e de confiança para os consumidores. Durante a formação, os artesões aprenderam sobre atendimento ao cliente, precificação de produtos e estratégias estratégicas de vendas. A ideia foi fornece ferramentas que ajudem a criar um ambiente atraente, com foco no marketing sensorial, que utilize elementos como música ambiente e uma decoração envolvente no ambiente para atrair e engajar o público. Também foi abordado o “timing” de vendas, ou seja, o momento certo para fechar uma compra, observando as reações dos consumidores e ajustando a abordagem conforme o perfil de cada um.
A coordenadora de Artesanato da Massa, Vanessa Cury, ressaltou que a capacitação é realizada ao menos duas vezes por ano para contemplar os artesões cadastrados. “Teremos aproximadamente cem artes no ‘Mega Natal’. Desse total, 60 já tiveram acesso à capacitação e agora convidamos os outros 40 para receber as mesmas instruções. São estratégias importantes que aumentam o conhecimento dos profissionais sobre a melhor forma de lidar com os anseios de cada cliente, para que não percam vendas”, comentou a coordenadora.
Para o secretário André Loducca, a capacitação é uma forma de garantir que os profissionais possam se qualificar e fortalecer seus negócios. “Acompanhamos a trajetória de cada um e sabemos das habilidades que eles possuem. Para que possam ser cadastrados, eles nos mostram que possuem as condições necessárias para desenvolver esse trabalho. A partir daí, buscamos aumentar suas possibilidades de exportação de produtos nas feiras de Suzano e em outros municípios, fornecendo capacitações devidas para que o negócio prospere com boas vendas em cada evento”, afirmou o secretário.
Com a capacitação em andamento, os artesões estão prontos para aplicar essas estratégias nos polos de vendas do “Mega Natal Artesanal 2024”, que acontecerá nos seguintes locais: Boulevard Glicério (rua General Francisco Glicério, 1.145 – Centro), de segunda a sábado, das 10h às 20h; Antigo Restaurante Popular (rua Dr. Felício de Camargo, 622 – Centro): de segunda a sábado, das 10h às 19h; e Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador): aos domingos, das 9h às 17h.
Evento será para fortalecer as vendas e o atendimento aos clientes