Francisco Ferreira Lopes nasceu em Conselho de Mongadouro, Portugal em 12 de outubro de 1887.
Quando ele tinha sete anos, sua família mudou-se para o Brasil e logo instalou-se em Mogi. Francisco trabalhou como pedreiro, estudava à noite e, tempos depois, nas horas vagas, começou a estudar música, através de seu trombone, seu instrumento preferido.
Em 1901, aos 16 anos, resolveu deixar Mogi e ir morar em Taubaté para trabalhar na Estrada de Ferro Central do Brasil, ainda na função de pedreiro.
Em 1905, transferiu-se para São Paulo para ocupar a função de encarregado de obras públicas na Repartição de Água e Esgoto.
Em 1921, voltou a Taubaté para realizar a construção de uma linha adutora.
Anos depois, Chico Lopes volta para Mogi, já casado com Jardelina de Almeida.
Aqui, montou um serraria na Rua Barão de Jaceguai e posteriormente dedicou-se a construção civil. Algum tempo depois, ele compra a Serraria Santana, sua maior concorrente.
Construiu centenas de casas e, como empreiteiro, ganhou várias concorrências de obras públicas para a construção e pontes e estradas. Junto com o irmão, Carlos Alberto Lopes, construiu o prédio da primeira rodoviária, no Centro.
Filantropo, permaneceu no comando de várias instituições, como a Santa Casa de Misericórdia, Liga Humanitária e Asilo São Vicente de Paula.
Em 1930, foi nomeado Conselheiro da Junta Governativa por Getúlio Vargas e começou a administrar o município.
Em 1936, candidatou-se a uma cadeira na Câmara Municipal de Mogi, mas não foi eleito. Ficou como suplente. Mais tarde, em 1951, ao integrar o PTB, o partido lançou sua candidatura a Prefeitura de Mogi em disputa com seu irmão Carlos Alberto Lopes, que se candidatava pelo PSP. A disputa foi tão acirrada que, após vários embargos e recursos promovidos por Chico Lopes, o TSE concedeu sua posse para administrar a cidade.
Como prefeito, realizou várias obras, além da Estação Rodoviária, como a Fonte Luminosa na Praça do Rosário e muitas outras.
Francisco Ferreira Lopes faleceu em 11 de março de 1960.
Fontes:
– Os Maiores Personagens da História de Mogi das Cruzes – Regis de Toledo – 2003
– História de Mogi das Cruzes – Isaac Grinberg – 1961
Foto:
– Francisco Ferreira Lopes